A economia gaúcha voltou a crescer no ano passado, mas ainda patina na tentativa de espantar os prejuízos causados pela recessão. No primeiro trimestre de 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado caiu 0,8%, em relação a igual período de 2017, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A queda entre janeiro e março foi puxada pela agropecuária, que despencou 8,5%.
Divulgados nesta quinta-feira (21), os dados integram o primeiro cálculo do PIB gaúcho realizado pela Fipe após o encerramento das atividades da Fundação de Economia Estatística (FEE). O levantamento usa dados públicos de bancos como o do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na avaliação do economista-chefe do Sistema Farsul (Federação da Agricultura do Estado), Antônio da Luz, a recente mudança impede análise mais detalhada da metodologia empregada no estudo. Apesar disso, o especialista afirma que a queda no campo tem ligação com a forte base de comparação de 2017, causada pelos elevados resultados da safra do ano passado. Além disso, Luz lembra que os principais efeitos da colheita no Rio Grande do Sul são sentidos no segundo trimestre.
— A baixa no começo do ano também está relacionada à safra menor de arroz. Os impactos de soja e milho serão sentidos com maior força no segundo trimestre — destaca o economista.
No primeiro trimestre, o outro setor que andou para trás foi o de serviços, com redução de 1,9%. No sentido contrário, a construção civil (6,4%) e o comércio (6,1%) apresentaram as maiores altas. A indústria, o outro segmento pesquisado, teve leve elevação de 0,3%.
— Há um cenário melhor na economia depois da crise, com avanço marginal no mercado de trabalho, inflação controlada e juro baixo. Isso tem impacto em setores como o comércio. Mas, em parte, a recessão também pode ter levado empresas maiores, ouvidas para a produção de pesquisas do IBGE, a ganharem espaço de pequenas — pontua a economista-chefe da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS), Patrícia Palermo.
A Fipe ainda divulgou nesta quinta-feira os resultados setoriais da economia gaúcha em 2017. O levantamento indicou que a safra no ano passado fez a agropecuária crescer 11,4%. Os outros segmentos que avançaram foram o comércio, com crescimento de 10,3%, e a indústria, com leve aumento de 0,2%. Na contramão, a construção civil caiu 9% e serviços, 1,8%.