O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está preocupado porque a gigante da internet Amazon estaria pagando "muito pouco" imposto, prejudicados outros varejistas. "Expressei minhas preocupações com a Amazon muito antes das eleições", escreveu Trump no Twitter.
"Ao contrário de outros, eles pagam pouco ou não pagam impostos ao Estado e aos governos locais, usam nosso sistema postal como seu rapaz de entregas (causando uma tremenda perda aos Estados Unidos) e estão colocando milhares de varejistas fora do negócio", completou.
O grupo encerrou a sessão de quarta-feira (28) na Bolsa de Nova York em baixa de 4,38%, o que representou uma perda de US$ 31,4 bilhões em capitalização de mercado.
O portal Axios publicou um artigo sobre a "obsessão" do presidente americano com a Amazon e seu desejo de atacar o grupo de Jeff Bezos com leis antimonopólio. De acordo com a publicação, os amigos milionários do presidente expressaram suas preocupações com a situação de seus negócios, "destruídos" pelo controle cada vez maior da Amazon no setor da distribuição.
Desde antes de se tornar presidente, Trump expressa desacordo com Bezos, que também é dono do The Washington Post, alvo frequente do presidente, que acusa o jornal de informar com más intenções.
Durante a campanha presidencial de 2016, Trump advertiu que a Amazon "teria um grande problema antitruste" se eleito e sugeriu que Bezos comprou o Washington Post como uma estratégia para proteger o gigante varejista da internet.
— Assim não terão de pagar impostos e não serão processados por tendências monopolistas — disse o então candidato.
Nesta quinta-feira (29), as ações da Amazon caíram na abertura de Wall Street, onde empresas de tecnologia foram abaladas pelo uso indevido de dados de usuários do Facebook pela empresa Cambridge Analytica.