O anúncio oficial da Havan de investimentos de R$ 1,5 bilhão em 50 lojas no Estado foi feito nesta semana, mas a rede catarinense vem articulando a compra de uma área na Serra há cerca de dois anos. O interesse de instalação é em uma das rodovias mais movimentadas da região, a ligação entre Caxias do Sul e Farroupilha. Interlocutores do dono da Havan, Luciano Hang, já contaram construtoras e proprietárias de terrenos nesta área nobre.
Uma das empresas que chegou a desenvolver um projeto para uma área de 10 hectares às margens da RS-122 foi a RPP. Conforme o diretor Rodrigo Postiglione, a rede catarinense tinha interesse na compra de uma área entre o Viaduto Torto e o acesso ao Samuara no sentido Farroupilha-Caxias, porém o negócio acabou não fechando por questões de preço. O projeto incluía uma área ampla para abrigar também estacionamento e outros projetos parceiros, como casas de lanches.
No ano passado, a rede voltou a procurar a Secretaria de Desenvolvimento do município para manifestar o interesse em entrar no mercado regional. O atual titular da pasta, Emílio Andreazza, disse que não foi procurado diretamente pelo dono, mas foi contatado recentemente por construtoras que estão em contato com responsáveis pela expansão da rede.
O dono da marca afirma que uma das condições para que a Havan se instale é que o que município tenha legislação que permita abertura do comércio em sábados, domingos e feriados. O presidente do Sindilojas de Caxias, Sadi Donazzolo, destaca que a cidade não tem lei impedindo a abertura aos finais de semana, mas destaca que os feriados trabalhados dependem de negociação coletiva. Donazzolo não foi procurado pela rede para tratar desse assunto.