Discutir tendências, apresentar novos caminhos e debater o futuro do varejo. É o que prevê o Retail Trends, evento que ocorre nesta quarta-feira no Teatro da Unisinos, na zona norte de Porto Alegre, das 14h às 18h. Diferentemente de outras edições, esta será a primeira a ocorrer sem vinculação com a National Retail Federation (NRF), que ocorre em janeiro em Nova York. Em outros anos, os participantes iam até os Estados Unidos e traziam as experiências para os eventos no Brasil.
Conforme o presidente do Lide RS, Eduardo Fernandez, um dos organizadores do encontro, a mudança ocorreu para aproximar o público do evento de outros mercados, além do norte-americano, como o asiático e o europeu. Para Fernandez, o varejo precisa se reinventar frente às mudanças dos consumidores e do setor, como o crescimento do comércio virtual:
– A ideia é debater, incentivar novas tendências do mercado, ver o que vai acontecer daqui para a frente com o varejo e quais são as ferramentas que têm sido utilizadas para integrar lojas físicas e virtuais.
O evento ainda pretende incentivar a troca de experiências entre palestrantes e público. Segundo o presidente do Lide RS, a expectativa é de que mais de 300 pessoas participem.
Estarão presentes no evento alguns especialistas do Grupo GS&, considerado um dos maiores consultores de varejo do Brasil, além dos convidados especiais Mauro do Valle, diretor da Portobello, Camila Salek, sócia-diretora da Vimer Experience Merchandising, e Marcelo Leite, diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, entre outros.
Os palestrantes irão analisar exemplos de lojas e empresas inovadoras e trazer as novidades em tecnologias, além de refletir os impactos das mudanças do perfil do consumidor.
O evento é promovido pelo Lide RS, em parceria com o Grupo GS& Gouvêa de Souza. Os ingressos variam entre R$ 400 e R$ 450. Ingressos para o evento podem ser adquiridos em bit.ly/eventovarejo
Programação
14h – Abertura – Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS&, e Eduardo Fernandez, presidente do Lide RS
14h10min – Serviços no Varejo: extrato do estudo global inédito, que mostra como o varejo se reinventa, agrega valor e aumenta vendas e rentabilidade – Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS&
14h40min – Pesquisa sobre o consumidor gaúcho: comportamento de consumo na crise, expectativas para o futuro e comunicação com os diferentes tipos de gaúcho – Marcelo Leite, diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS
15h40min – Big Bang do Varejo: volatilidade e caminhos do consumo – Alexandre Van Beeck, sócio-diretor da GS&Consult
16h – Lab-It: a cultura de laboratório como mecanismo de inovação sustentável – Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP
16h20min – Experience design: vencendo o desafio da experiência do ponto de venda para atrair o “omniconsumidor” – Manoel Alves Lima, CEO FAL Design
16h40min – Tecnoera: desenvolver o que está dando certo é o foco para melhores resultados – Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP
17h – Propósito: fator indispensável para orientar os rumos do varejo e criar conexões emocionais com os clientes em tempos voláteis – Fernando Lucena, diretor na GS&MD
17h20min – A visão do varejista sobre as tendências do varejo mundial – Mauro do Valle, diretor da Portobello
17h40min – Debate com varejistas – Eduardo Fernandez (presidente do Lide RS), Marcelo Pacheco ( vice-presidente de Mercado do Grupo RBS ), Paulo Kruse (presidente do Sindilojas POA), Mauro do Valle (diretor da Portobello) e Marcos Gouvêa de Souza (diretor do Grupo GS&)
Propósito para guiar ao rumo*
*Por Giane Guerra
A NRF 2018, realizada em janeiro em Nova York, expôs tecnologias mais acessíveis às empresas. Mas, ao mesmo tempo em que fizeram brilhar os olhos dos empresários, as novas possibilidades digitais ao alcance dos negócios provocaram dúvida: em qual inovação se deve apostar?
O primeiro passo tem nada de inovador: definir o propósito. Há décadas, a receita para estabelecer o rumo do negócio começa assim.
A diferença é que, agora, são muitas opções, tanto para empresários quanto para clientes.
No meio de tanta informação e volatilidade, colocar-se no lugar do consumidor é essencial. O que faz o cliente tornar-se um fã da marca? Conectar-se com o público e manter a fidelidade no meio de uma avalanche de estímulos exige mesmo é simplicidade. Como diz o presidente da Levi’s, escolher um jeans não pode ser algo complexo. Só que James Curleigh apropriadamente acrescenta que, para ser simples, é preciso ter sofisticação.
A palavra da NRF 2018 foi disrupção e a Uber surgiu como maior exemplo. Trata-se de um modelo de negócio que criou um mercado e desestabilizou concorrentes. Em geral, inovações disruptivas usam e abusam de tecnologia, que precisa ter a experiência de consumo como foco. E, nela, o sorriso do vendedor segue importante.
Resumindo, então: encontrar o propósito, transformar dados em negócios, simplificar com sofisticação e investir na experiência de consumo. São temas vistos lá em Nova York e que estão na pauta do Retail Trends, aqui em Porto Alegre.