Os chocolates artesanais fabricados na Serra, popularmente chamados de chocolates de Gramado, vão representar cerca de 15% das vendas desta Páscoa. A estimativa é da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). O município da Serra concentra cerca de 30 empresas que vendem chocolates deste tipo, segundo a Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado (Achoco).
O presidente da entidade, Altanísio Ferreira de Lima, destaca que o chocolate de Gramado vem se tornando mais atrativo por uma série de motivos. A tecnologia utilizada na produção se assemelha às que são empregadas na Bélgica e na Suíça. As empresas não estão mais reféns de grandes distribuidoras e conseguem comprar o cacau diretamente com os produtores da Bahia.
O fato de utilizarem menos gordura hidrogenada também explica o aumento da procura. Por isso, a associação está finalizando projeto que certifica o produto de Gramado com um mínimo de 35% de cacau para ser encaminhado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Conforme o presidente da Achoco, oito fábricas se enquadrariam neste perfil.
As noves associadas da Achoco planejam participar da Páscoa em Gramado, que será realizada de 16 de março a 8 de abril. A decisão dos chocolateiros de estender a programação depois da data comemorativa é para aproveitar o período de venda das sobras de produção e descontos.