Santa Maria tem se somado, nos últimos anos, a uma tendência que cresce pelo Estado e país: a moda da barba. O que, por tabela, deu um upgrade às barbearias. Exemplo disso é a AN Barber Shop que leva as iniciais do seu idealizador Alexandre Niederauer. Desde 2015, o local se tornou uma referência nesse tipo de serviço na cidade. Por mês, são mais de 1,3 mil clientes que passam pelo salão dele - que também atende mulheres -, sendo que metade do público é masculino.
Há 14 anos, ele trabalha com beleza, mas foi nos últimos cinco que Alexandre Niederauer apostou as fichas no boom do mercado masculino para oferecer um serviço diferenciado.
Toda a atmosfera é pensada nos mínimos detalhes. A Barber Shop de Alexandre Niederauer, por exemplo, remete a décadas passadas – principalmente aos anos de 1940 e 1950. As barbearias, em sua maioria, contam com uma decoração vintage. Outro diferencial são os equipamentos que têm clássicas cadeiras, músicas que vão desde o jazz, blues ao rock.
Tudo busca retomar ao conceito original de uma barbearia. Mas não basta garantir só a estética. O serviço tem de ter qualidade e, assim, fidelizar a clientela. E é o que a AN Barber Shop tem feito, desde 2015, também ofertando curso de barbearia. A AN School oferece em dois meses as técnicas básicas de cortes clássicos e diferenciados de cabelo e também a arte de barbear.
O custo é de R$ 1,5 mil, além da necessidade de compra de material, o que exige um investimento médio de R$ 3 mil.
As barbearias tanto em Santa Maria quanto pelo país apostam, assim, em fazer desses espaços um refúgio masculino: com cervejas, mesas de sinuca e algumas, inclusive, com serviços de tatuagem.
Confira, abaixo, a íntegra do SM de Negócios deste domingo (28):