O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) compilou os dados do ano passado do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e 2017 fechou com crescimento de 8,9% nas exportações de móveis em relação ao ano anterior. As empresas locais exportaram US$ 38 milhões de dólares.
Os mercados árabes e indiano são os que mais expandiram no ano passado. O incremento de exportações para a Arábia Saudita foi de mais 1000%. Destaque também para o dobro de embarque de móveis para os Emirados Árabes Unidos. Na Ásia, as exportações para a Índia também aumentaram mais de 1000%. Ainda assim, os principais volumes enviados ao exterior são para países da América do Sul, como Uruguai, Chile, Argentina e Colômbia.
O polo moveleiro de Bento Gonçalves conta com mais de 300 empresas e inclui também as dos municípios de Monte Belo do Sul e Santa Tereza. É o principal setor econômico da cidade.
O desempenho da principal região fabricante de móveis do Estado foi superior às exportações do Rio Grande do Sul, que tiveram incremento de 4,9% no período, e do Brasil, onde o volume embarcado foi de 6,9%.
Para o Sindmóveis, esse resultado tem especial relevância, considerando que as vendas no mercado interno devem fechar com queda no ano passado. A expectativa é de 5% de redução nominal. Por outro lado, o sindicato prevê crescimento de 3% neste ano.