A União e o governo do Estado assinaram, nesta quinta-feira (7), termo de compromisso que garante o repasse de R$ 45 milhões para obras de ampliação e modernização do aeroporto Lauro Körtz, em Passo Fundo. O acordo foi firmado em evento no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Conforme o documento, 97% do montante será repassado pelo governo federal e outros 3% são de responsabilidade do Estado. Participaram do evento o governador José Ivo Sartori, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, e o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen.
O acordo vai permitir a elaboração de projetos, reforma e ampliação de pavimentos aeroportuários, ajustes de faixas e áreas de segurança, implantação de terminal de passageiros e seção contra incêndio, auxílio para navegação aérea e serviços complementares, segundo o Piratini.
Após o recebimento do projeto, que está sendo elaborado por intermédio da SAC/Banco do Brasil, ocorrerá a licitação para contratação das obras. Esse prazo ainda não foi informado pelo governo.
As obras em Passo Fundo foram acrescentadas pelo governo federal ao programa Agora, É Avançar, que inclui projetos já previstos ou até entregues no país. Lançada no início deste mês, a iniciativa contempla, além do aeroporto de Passo Fundo, outros seis empreendimentos de infraestrutura de transportes no Estado, como a nova ponte do Guaíba.