Um passeio pelas principais áreas do aeroporto de Frankfurt foi a forma encontrada pela Fraport para mostrar ao governador José Ivo Sartori o que esperar de sua gestão no aeroporto Salgado Filho. Com o início da vigência do contrato em 29 de agosto, a empresa alemã começa a quebrar o silêncio que manteve desde que venceu o leilão.
– Esperamos que vocês compreendam que antes não estávamos autorizados a falar. Aos poucos, vamos mostrando nossos planos – desculpou-se Andreas Montag, em português perfeito.
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Montag é gerente de projetos e está trabalhando na implantação das operações no Brasil. Evita detalhar o cronograma de obras, mas diz que é possível antecipar os prazos previstos no contrato.
A ampliação da pista está prevista para os primeiros 54 meses da concessão de 25 anos, mas interessa à Fraport concluir antes desse prazo, porque significará aumento do faturamento. Da mesma forma, o novo terminar de passageiros e o edifício garagem, previstos para conclusão em 26 meses, deverão garantir a ampliação das atividades no aeroporto.
Montag compara a concessão a um casamento da Fraport com Porto Alegre:
– Vamos ficar pelo menos 25 anos juntos.
Como porta-voz da Fraport, Montag garantiu que a empresa não quer apenas ganhar dinheiro, mas se inserir em projetos sociais e culturais do Rio Grande do Sul, como faz nos outros países em que opera aeroportos. O exemplo de Lima é o mais usado pelos alemães para mostrar o quanto a privatização pode ser lucrativa para a cidade, o Estado e o país.
Quando assumiu o aeroporto da capital peruana, o movimento era de 5 milhões de passageiros/ano. Com crescimento médio de 10% ao ano, chegará a 20 milhões em 2018. Por estar no coração do Mercosul, os alemães imaginam uma evolução semelhante para o Salgado Filho, que começa com 7 milhões de passageiros/ano.
Os 30 aeroportos admiistrados pela Fraport movimenta 215 milhões de passageiros. Com a entrada de Porto Alegre e Fortaleza, mais 14 da Grécia, esse número subirá para 250 milhões em Porto Alegre.
FRAPORT EM NÚMEROS
A Fraport é uma empresas de economia mista, com ações negociadas em Bolsa de Valores. A propriedade está assim distribuída:
35,19% em ações pulverizadas
31,32% Estado de Hesse
20% Cidade de Frankfurt
8,4% Lufthansa
5,09% Fundos
O aeroporto de Frankfurt é o 13º maior do mundo em número de passageiros (60 milhões em 2016) e o 10º em movimentação de cargas. Com a construção do terceiro terminal, terá capacidade para mais 22 milhões e passageiro ano .