O grupo Tramontina S.A perdeu um de seus fundadores neste sábado (23). Ivo Tramontina morreu aos 92 anos. Ele estava internado no Hospital São Roque, de Carlos Barbosa. A instituição confirmou a morte do empresário por volta das 15h do sábado. Ele estava internado desde o dia 16 de dezembro.
O velório ocorre a partir das 18h no Salão Comunitário de Carlos Barbosa. O enterro está marcado para 15h do domingo (24).
Ivo é filho de Valentin e Elisa Tramontina, casal que deu início à fábrica após fundar uma pequena ferraria em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha. Mais de cem anos depois, a empresa permanece líder, sendo a principal fabricante de artigos de cutelaria e equipamentos para o lar.
Carlos Barbosa decretará luto oficial de três dias, segundo o prefeito Evandro Zibetti (PMDB).
— Ele terá todas as homenagens que merece por tudo que representa para nós. Solidário, companheiro e bondoso, era um ser humano de verdade —define o prefeito.
Ivo atuava como Diretor Conselheiro das empresas Tramontina e continuava com os olhos voltados para às fábricas, sua grande paixão. Tinha dois irmãos, Henrique e Nilo, que faleceram ainda jovens. Nasceu há 92 anos em Carlos Barbosa, berço e até hoje sede das empresas Tramontina. Viúvo de Laura Maria Giacomoni Tramontina, é pai de cinco filhos: Clovis, Rejane, Carlos, Raquel e Renato. É também avô de Elisa, Marcos, Ricardo, Bruna, Gustavo, Daniela e Luiza, além de bisavô de Rafaela e Lucas.
Desde muito jovem, trabalhou em vários setores da empresa, inicialmente ajudando a sua mãe Elisa até chegar à presidência. Em 1949, a fábrica, com 16 empregados, passou a ser administrada por Ivo Tramontina e Ruy J. Scomazzon, que ingressaram na empresa, ambos, respectivamente, com 23 e 21 anos de idade.