Autoridades europeias pediram explicações ao Brasil quanto às revelações da Operação Carne Fraca, que deflagrou esquema de corrupção nos certificados de carne no país. A União Europeia, que importa o produto brasileiro, pediu esclarecimentos sobre os resultados da operação. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o bloco também quer saber e se as vendas ao Exterior também têm sido alvo de propinas por parte de empresas.
Leia mais:
Temer convoca reuniões com ministros e representantes de frigoríficos
Estados com maior abate de bovinos estão preocupados
Carne Fraca: como produtos adulterados podem afetar a saúde
Mercosul e UE devem se encontrar no final deste mês em Buenos Aires, na Argentina, para falar sobre acordos comerciais, e, em especial, sobre a situação sanitária das relações. Ainda segundo o Estadão, antes dessa reunião, um encontro de emergência deve ocorrer entre as duas partes na próxima semana. O Brasil tentará garantir a continuidade da exportação do produto.
Até o momento, conforme a Comissão Europeia, não foram registrados problemas na carne importada do Brasil nos últimos dois anos. Desde que a Operação Carne Fraca foi deflagrada, a comissão está sendo pressionada pela Confederação Europeia de Produtores Agrícolas que pretende usar o escândalo brasileiro para tentar impedir acordo com o Mercosul e aumento de exportações nacionais, pois, segundo a entidade, o Brasil não tem o mesmo padrão de segurança na produção alimentar que a Europa.