O dólar operou em baixa ao longo de toda esta segunda-feira, chegando a ser vendido a R$ 3,1916 por volta das 12h40min. No fechamento, a moeda americana registrava queda de 0,82%, cotada a R$ 3,2045. Na contramão, a Bolsa de Valores fechou com alta de 3,98%, em 64.051 pontos.
O movimento reflete a decisão do FBI – a polícia federal norte-americana – de inocentar a candidata democrata à presidência americana, Hillary Clinton. O FBI informou ao Congresso que examinou todas as mensagens de e-mails de Hillary e concluiu que não foram encontrados e-mails confidenciais sobre o governo durante o período em que ela foi secretária de Estado dos Estados Unidos, de 2009 a 2013. A denúncia havia abalado seriamente a campanha da democrata.
Leia mais
A menos de 24 horas do início da eleição, Hillary tem leve vantagem nas pesquisas nos EUA
VÍDEO: candidatos cruzam os Estados Unidos no último dia de campanha
Clinton e Trump: o capítulo final de uma campanha histórica
Em resposta à manifestação do FBI, o candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, Donald Trump, disse que duvida que a agência de investigação tenha concluído o exame de todas as mensagens em apenas oito dias.
– Não se pode examinar 650 mil novos e-mails em oito dias – disse Trump, na cidade de Sterling Heights, subúrbio de Detroit, estado de Michigan, onde faz campanha.
Com esse esclarecimento, o FBI coloca um fim nas especulações sobre um possível crime relacionado à quebra de sigilo de mensagens oficiais durante o período em que Hillary esteve no governo. A decisão favorável à democrata é importante às vésperas da votação e renova as esperanças do partido para a possível eleição de Hillary.
Entenda como funcionam as eleições americanas:
*ZH com informações da Agência Brasil