Os lojistas de Caxias do Sul estão bastante otimistas com a Black Friday, tradição de liquidações importada para o Brasil nos últimos anos, que começou movimentando o comércio online e agora ganha as ruas da cidade. De acordo com o presidente do Sindilojas da cidade, Sadi Donazzolo, a expectativa é de que esta seja a segunda data de maior vendas do ano, só perdendo para o Natal. A previsão de que passe o Dia das Mães é em função da melhora da confiança do consumidor em relação ao primeiro semestre, com a economia dando sinais de queda menor, conforme o presidente da entidade. Ainda segundo Donazzolo, quase a metade das lojas maiores de Caxias aderiu a data de descontos, que variam de 10% a 60%.
Ivonei Pioner, diretor-financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas, trabalha com uma previsão de aumento real, descontada a inflação, de até 20% nas vendas da Black Friday, em relação a dias normais. Ele destaca que as lojas estão estendendo a sexta-feira de promoções para toda a semana ou até mesmo mês. Por isso, novembro pode fechar com aumento real de até 5% no faturamento de vendas.
O diretor da CDL destaca também que esta data comemorativa tem características específicas, bem diferente do Natal e Dia das Mães em que as pessoas compram presente. Embora a Black Friday atinja todos os setores, o perfil deste consumidor é de compras pessoais, como viagens e eletrônicos. Pioner diz que o percentual da população que aproveita as promoções para antecipar os presentes de Natal ainda é pequeno. Ele também afirma que é arriscado utilizar a data como termômetro do comportamento de vendas no Natal. Pioner é cauteloso sobre previsões para dezembro. Ele acredita que haja incremento de 20% das vendas em relação a outros meses, mais prevê estabilidade ou crescimento real de 2% em relação ao Natal do ano passado.
O presidente do Sindilojas, arrisca mais. Chega a falar em 5% de aumento real no Natal, apostando na melhora dos índices de confiança, mesmo que o nível de emprego ainda não tenha dado os mesmos sinais. Aproveitando o acordo coletivo que já prevê horário estendido de abertura do comércio em novembro, em função do fim de ano, a sugestão do Sindilojas é de que as lojas abram até as 20h nesta sexta-feira. Além do comércio de rua aberto até mais tarde, shoppings abrem mais cedo. As lojas do Iguatemi funcionam a partir das 8h. No sábado e domingo, a abertura antecipada é opcional, assim como o fechamento. O San Pelegrino iniciará o funcionamento às 8h e encerra as atividades às 22h. Já no sábado, o horário de atendimento será das 10h às 22h e no domingo, 27, das 14h às 20h.