O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai vender a antiga Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) de Caxias do Sul, que está desativada desde o início da década. É uma área de 41 mil metros quadrados às margens da RS-453, nas proximidades do acesso ao bairro Cidade Nova, com um frigorífico com capacidade para armazenamento de 8 mil toneladas, que no passado armazenou frutas, até mesmo as da Festa da Uva.
O valor mínimo do negócio é de R$ 22 milhões. O leilão está marcado para 16 de novembro, às 13h30, na sede do BRDE em Porto Alegre.
De acordo com a gerente jurídica do BRDE, Marcia Fonseca, o leilão da Cesa é referente a uma dívida de um empréstimo que a companhia contraiu com o banco nos anos 80. Foi feito um acordo envolvendo o imóvel e o banco acabou ficando com a propriedade que agora vai ser vendida para liquidar o débito.
Ainda conforme o banco, na primeira oferta da área, não houve interessados porque a única condição de aquisição era à vista. Por isso, foi alterado o edital, agora permitindo que o Banco receba 5% no ato e o restante em 120 meses.