Na manhã deste sábado, chega ao porto de Rio Grande, no sul do Estado, o casco da plataforma P-74 da Petrobras. Por volta das 6h, a estrutura, que tem 326,2 metros de comprimento, 56,6 metros de largura e 28,6 metros de altura, deve ser encaminhada para o estaleiro EBR, em São José do Norte. As informações são do site G1.
Leia mais
Como a investigação sobre a Quip afeta o trabalho em Rio Grande
Plataforma em Rio Grande teria gerado mais de US$ 5,23 milhões em propina
Exportação do complexo soja aumenta no porto de Rio Grande
O casco, que foi adaptado em Inhaúma, no Rio de Janeiro, será finalizado no estaleiro gaúcho. Os envolvidos na operação consideram a viagem delicada, pois a estrutura ainda não possui motor.
A plataforma é do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), sigla que identifica as unidades flutuantes de armazenamento e transferência. Quando estiver pronta, ela vai operar no pré-sal na bacia de Santos, litoral paulista. A P-74 foi projetada para produzir até 150 mil barris de petróleo e 7 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
A chegada do casco da P-74 gera expectativas para o setor naval e para as cidades da região de Rio Grande. Essa é a primeira e única obra que a EBR tem com a Petrobras. Atualmente, cerca de 1,5 mil profissionais atuam na empresa, que deve contratar mais 600 trabalhadores para este serviço, segundo estimativa do Sindicato dos Metalúrgicos.
Quatro plataformas da Petrobras já foram entregues pelo polo naval de Rio Grande: P-53, P-55, P-58 e P-63.