Pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) aponta que os consumidores gastaram, em média, R$ 30 a menos nas compras de Natal do que no mesmo período do ano passado em Santa Maria. Se em 2014 se gastou, em média, R$ 110, este ano se gastou R$ 80 – é o chamado ticket médio.
Havia uma expectativa de que as vendas crescessem 3%, no entanto, o resultado preliminar da pesquisa apontou para uma queda de 10%.
Conforme o presidente da CDL, Ewerton Falk, “a queda foi forte”. Ele atribui a ela o clima aliado ao ambiente de crise econômica, que contribuíram para o resultado abaixo do esperado. Ele responsabiliza, também, os órgão públicos que generalizam o cenário de crise, o que intimida o consumidor.
Falk opina que liquidações são uma forma de correr atrás do prejuízo. Em fevereiro, está previsto o Liquida Santa Maria, mas ele acredita que algumas lojas anteciparão campanhas de venda com desconto, principalmente as que comercializam produtos da linha branca, como eletrodomésticos. A mesma situação deve se repetir em lojas de venda de roupas.