Clubes de assinatura, onde o cliente paga uma mensalidade para receber uma seleção de produtos periodicamente, têm se tornado tendência nos últimos anos no Brasil: já são mais de 1 mil empresas do segmento no país com uma oferta que vai desde cosméticos até bebidas e livros.
Há um ano, a administradora de empresas Janine Basso Lisboa e a jornalista Martha Caus resolveram apostar no formato inovador de negócio e criaram, em Caxias do Sul, a Delicaterie, um clube de assinatura gastronômico. Todo mês, uma caixa é enviada ao assinante com novidades que podem ser temperos especiais, molhos, doces, snacks, bebidas, alimentos para cozinhar ou utensílios para cozinha.
"É muito na linha gourmet, com itens diferenciados. São produtos que não estão no mercado tão facilmente, que têm algum apelo diferenciado. Trabalhamos com grandes marcas, importados, produtos brasileiros, enfim, uma gama bem alta, mas sempre buscando alguma atribuição diferente: orgânico, biodinâmico... A gente sempre tenta trazer isso e informação sobre esses produtos", explica Janine.
A entrega também é diferenciada: as deliboxes chegam de bicicleta à casa dos clientes. O serviço de bike boy funciona apenas em Caxias. Os assinantes de outras cidades gaúchas e dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo recebem pelos Correios. Para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Goiás, Rondônia e Distrito Federal, a entrega é feita por uma empresa de logística.
Neste primeiro ano de atividades, a Delicaterie já vendeu mais de 1 mil deliboxes com 70 produtos diferentes - a empresa nunca repete itens nas caixas - e fechou parcerias com 60 empresas. Embora o número de assinantes esteja abaixo da meta, ele nunca reduziu. A cada mês, a quantidade de associados ao clube cresce de 10% a 12%, explica Martha:
"Quando as pessoas começam a experimentar coisas diferentes, elas encaram isso como investimento, então acabam administrando o orçamento para poder se premiar. E a gastronomia está numa onda de crescimento, de valorização. Nós tivemos que administrar questões de custos, mas que foi equilibrado pela questão de trabalharmos em um segmento que está em alta".
Na caixa de novembro, já entregue aos clientes, Janine e Martha incluíram produtos com marca própria: um kit para polenta ao molho de funghi e tapioca. A intenção é oferecer a novidade também em lojas parceiras.
Gaúcha
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Juliana Bevilaqua
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