Evento conhecido por dar início ao calendário anual da tecnologia desde 1967, a Consumer Electronics Show (CES) termina sua edição de 2014 na sexta-feira, após dias de exposições, lançamentos e palestras. Grandes empresas de eletrônicos, como Sony, Samsung e LG apresentaram tendências e mostraram conceitos que deverão pautar os lançamentos tecnológicos dos próximos anos - gigantes como a Microsoft, Google e Apple preferem investir em eventos próprios e não participaram dessa edição do CES.
Seja nos wearables (dispositivos usados no corpo) ou em apetrechos para carros e para a casa, os lançamentos tendem a consolidar ideias de anos anteriores: personalização do conteúdo para cada usuário, utilização de sensores (tanto de voz quanto de movimento) para facilitar o manuseio dos aparelhos, integração entre diversos gadgets e aplicação da tecnologia na saúde e no bem estar. Alguns produtos podem chegar ainda este ano no mercado brasileiro (o que não significa que serão baratos), mas outros não passam de ideias, que podem e devem ganhar força com lançamentos futuros.
Veja quais são as principais apostas para a tecnologia em 2014:
Televisão aposta em conteúdo 4k para não deixar tecnologia sucumbir
Ainda que não sejam exatamente uma novidade, as televisões 4k são a grande cartada de empresas como Toshiba, LG e Sony. Com telas curvas - que prometem visibilidade melhor e menos reflexo - e resolução quatro vezes melhor que as full HD, as chamadas "ultra HD" ganham força em 2014 graças a promessas de conteúdo compatível. No Brasil, já há modelos à venda, mas o preço ainda é impeditivo. A LG anunciou parceria com a Netflix para transmitir o conteúdo on demand do serviço em 4k nos seus produtos já em 2014 (entre eles, a Flex OLED TV, protótipo ainda sem previsão de lançamento), e os novos consoles do PlayStation e do XBox já saem de fábrica aceitando a resolução. Lançamentos desse tipo evitam o círculo vicioso que seguidamente acomete novas tecnologias: sem conteúdo para assistir, não vale a pena comprar produtos; sem compras, as empresas não gastam dinheiro para produzir conteúdo. Ainda no âmbito das televisões, a briga é forte para saber quem vai abocanhar o mercado das smart TVs, que ainda não tem uma empresa forte na liderança.
Carros também são gadgets
A interação entre as indústrias de carro e de tecnologia é cada vez maior. Isso se dá porque os consumidores querem usar seus automóveis também como gadgets. Quem diz isso é Gary Shapiro, diretor da associação que organiza a CES. Por isso, a edição de 2014 da feira teve participação recorde de marcas de carro. Por enquanto, grande parte dos lançamentos não tem previsão de ir para a rua, mas chamam a atenção: A Renault focou sua apresentação nos carros elétricos, que devem ganhar fama com a Fórmula-E. Já a Toyota apresentou seu conceito de carro movido a hidrogênio, com autonomia de 500 km. Ford, Hyundai e Mercedes apresentaram implementos em seus sistemas de integração entre usuário, smartphone e carros, por meio de comandos de voz - já é possível encontrar carros com a tecnologia no mercado brasileiro. A Audi apresentou seu môdelo autônomo. Ainda não há previsão de lançamento, mas carros sem a necessidade de motorista são a grande aposta das empresas para esta década.
Inovação para vestir
Os wearables parecem ser a grande tendência de 2014. Puxados pelo Google Glass (que deve chegar ao mercado ainda este ano) e pelos smartwatches, os novos produtos "vestíveis" ganharam força nesta edição da CES. A Epson apresentou dois produtos com lançamento previsto para este ano nos Estados Unidos: um modelo de óculos inteligentes e uma pulseira que monitora funções biológicas (LG, Sony e Nike têm modelos semelhantes no mercado). Dispositivos como Checklight (touca da Reebok que mede o impacto no corpo do usuário, feita para esportistas avaliarem danos) e Kolibree (uma escova de dentes conectada a internet) chamaram a atenção.
- O relógio Pebble, que de projeto no Kickstarter passou a ser a principal plataforma desta categoria, lançou um modelo mais refinado, de metal. Isso mostra que esta categoria está muito ligada também com a moda - avalia o professor Eduardo Pellanda, da PUCRS.
Internet no fogão, na geladeira, na parede... Na casa toda
Se as novas tecnologias têm como objetivo facilitar o dia a dia, nada mais natural do que levá-las aos produtos mais rotineiros da nossa vida: os eletrodomésticos. Lançamentos como o fogão Dacor com sistema Android integrado ao smartphone mostram que 2014 deve ser o ano em que botões darão lugar a telas touchscreen e conexão com o celular - o fogão tecnológico estará à venda a partir de junho, nos Estados Unidos. Outros exemplos: o Winbot, dispositivo da marca Ecovacs que limpa janelas sozinho (ele se gruda no vidro e tira a sujeira sem que ninguém o manipule) e o Mother, robô que lê os movimentos que acontecem na casa e avisa caso algo saia do normal (se alguém esquece de tomar seu remédio, se um bebê fica muito tempo sozinho, se o cachorro foge, se a temperatura fica muito quente etc).
Smartphones avançam para outros campos
Os celulares e os tablets parecem ter chegado a um limite - poucas inovações nos próprios dispositivos impressionam. O que acaba chamando a atenção é a integração entre os gadgets e outros aparelhos do dia a dia. Acoplando aparelhos, baixando aplicativos ou conectando o celular a outras máquinas, a grande tendência é levar os dispositivos móveis a novas fronteiras. Tinké, um apetrecho que faz exames de sangue, coração e respiração assim que o usuário o toca é um bom exemplo disso. As telas curvas também devem chegar aos celulares - o G Flex, flexível da LG, foi um dos mais procurados da feira.
Mercado de games renovado
O grande lançamento foram as Steam Machines (sistema para jogos que pode rodar em diferentes consoles), que já haviam sido anunciadas no ano passado. A Valve revelou que 14 empresas pretendem fabricar os consoles que receberão o sistema operacional SteamOS. As máquinas mais baratas custarão US$ 499, revelou a empresa. Ainda não há previsão de fabricação de Steam Machines no Brasil, mas a Valve procura fabricantes em território nacional. Ainda no mundo dos games, a Sony anunciou o Playstation Now, serviço de streaming de jogos que permitirá acessar jogos de todas as versões do videogame, desde o PS1.