O vice-presidente e gerente-geral para a América Latina da Sony, Mark Stanley, tentou dar uma resposta neste domingo às reclamações dos consumidores brasileiros sobre o preço do PlayStation 4 (PS4). "Nós também estamos frustrados com o preço de $4.000 reais (R$ 4 mil), e em breve vamos poder mostrar as razões", disse Stanley, em mensagem postada no blog oficial do PlayStation. A Sony, fabricante do console, já justificou que cerca de dois terços do preço corresponde aos tributos cobrados em cada país. Com lançamento no mercado nacional programado para o dia 29 de novembro, o PS4 estará à venda por um preço cinco vezes superior ao que é cobrado nos Estados Unidos e pelo dobro do valor do principal concorrente, o Xbox One, da Microsoft. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a carga de tributos sobre o PlayStation 4 no país chega a 72,18%.
Os comentários de consumidores no blog do PlayStation
"Espero que falem mesmo pois esse preço é surreal e não venham dizer que é coisa do governo que não é não"
"Sony nós dê um presente e diga que esse preço é mentira : ("
"Não quero ver razões Sony, quero ver você abaixar esse preço ridículo!"
"Não quero razões porque tenho 2000 reais aqui, se o PS4 for PS4000 mil, vou investir num XBox One mesmo sem nunca ter tido um XBox e ter tido PS1, PS2 e PS3. Farei isso para ter um console da nova geração mesmo ele não sendo o que eu queria, mas pagar esses 4 mil, não mesmo!!!"
"Ótimo mesmo mostrar as razões por este preço surreal, mas só isso não adiantar, se continuar com este preço ( superior ao do Xone aqui no Brasil ) o meu eu vou é importar !!!"
"Nós também estamos frustrados com o preço de $4.000 reais, e em breve vamos poder mostrar as razões. Não venham com desculpinhas de imposto que essa não cola mais por aqui."
"Espero que divulguem logo, pois culpa do governo não é não, pq se fosse o Xbox não teria saído mais barato."