O anúncio do Xbox One dividiu as opiniões dos jogadores. O foco na TV no primeiro momento foi visto como um olhar maduro da empresa na guerra pelo sofá, enquanto outros reclamaram que o coração da máquina,os jogos,não foram valorizados. Assim como no caso do principal rival, o preço de lançamento não foi anunciado, devendo aparecer nas lojas em novembro. Para justificar a compra de uma máquina nova em tempos de smartphones e smart-TVs, o jogo surge como parte da estratégia. Se anos atrás a visão da empresa era colocar um Windows em cada casa, este movimento renova a meta de conquistar a sala de estar.
A integração com a transmissão da liga de futebol americano com o sistema de fantasy sports pode render, sobretudo se integrada com outros esportes. Junto disso, Steven Spielberg anunciou um seriado com atores reais baseado na série Halo, aproveitando para colocar mais seu pé no disputado mercado das séries.
Para tanto, reforçará a rede Live na estrutura e na oferta de conteúdo. O suporte para vídeo em definição 4k oferecido pelo rival PlayStation 4 também será levado aos jogos. Se hoje isso parece distante, vale recordar que anos atrás o drive de Blu-Ray era pouco usado e o PlayStation 3 ajudou a popularizar o formato. Aliás, o novo Xbox tenta apagar a aposta errada do passado no HD DVD incorporando este formato de disco.
A venda de conteúdo físico segue, mas a migração para o comércio totalmente digital será acentuada com a vinculação de um jogo novo com uma conta. Assim, quem revender um jogo terá de eliminar o título do seu cadastro antes.O novo comprador terá de pagar uma taxa nesse processo, que pode chegar ao valor de um novo.Com isto,o hábito de emprestar jogos também será alterado.Esta mudança de comportamento é arriscada, mas ocorre pouco a pouco com os jogadores que optam pela compra por download, acentuada por versões físicas cada vez mais simples, sem mesmo um manual decente.
Assim como o visual do console, o Kinect 2 está um pouco mais quadrado, mas terá captura de vídeo em 1080p e melhores sensores. Ações como a simulação de pressão, visto em Just Dance 4, devem melhorar. Além disso, estará integrado com o Skype, usando a conhecida estrutura para o chat com os amigos. Desta forma, amarra outros serviços da empresa. O joystick teve alterações, mas apenas para reforçar a performance.
Os jogos mostrados (imagens) foram poucos, apenas Forza Motorsport 5, além de versões de Call of Duty: Ghost (imagem maior), Fifa 14, NBA 14 e UFC. Logo depois da apresentação, a lista foi reforçada por Battlefield 4, Watch-Dogs, Assassin´s Creed e Destiny. A Microsoft promete 15 jogos exclusivos no primeiro ano, oito deles novas franquias.
Ficou clara a impressão de que a Microsoft optou por mostrar o aparelho e suas funções, guardando os jogos para a disputa contra a Sony na badalada feira E3. Até 10 de junho, data marcada para os eventos das duas empresas,todas as apostas em um ou outro console são precipitadas.