No dia em que o aeroporto Salgado Filho fechou por três horas em razão de nevoeiro, deixando 12 voos cancelados e mais de 60 atrasados, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, prometeu que o equipamento que permite pousos e decolagens sob baixa visibilidade será instalado até setembro. Ainda na visita nesta segunda-feira, o ministro disse também que quer, o mais rápido possível, um estudo de viabilidade para o projeto do aeroporto 20 de Setembro, em Nova Santa Rita.
No Salgado Filho, o ILS2 (Instrument Landing System, em inglês) é aguardado há 16 anos. O equipamento garante segurança para pousos e decolagens sem boas condições de visibilidade. Conforme Moreira Franco, que chegou a Porto Alegre domingo à noite, escapando do transtorno da manhã de ontem, e está no cargo há um mês, este inverno será o último sem o sistema antineblina.
- A informação que tenho é que até setembro o ILS2 estará pronto e será encaminhado para a homologação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) - disse o ministro.
A partir daí, há um prazo de 30 dias até entrar em funcionamento. Com a promessa de Moreira Franco, desde 2007 já foram pelo menos oito previsões de conclusão da obra feitas por autoridades e registradas em reportagens publicadas por Zero Hora. A primeira foi com o então ministro da Defesa, Nelson Jobim, em agosto de 2007, que projetava a instalação do ILS2 em novembro daquele ano.
A alocação do ILS2 depende da instalação de luzes no eixo e de alargamento da pista, obras que, conforme a Infraero, estão em fase final no Salgado Filho.
Outra obra prometida pela Infraero para o aeroporto, a ampliação da pista em 920 metros para viabilizar operações de aviões maiores, lotados de passageiros e cargas, pode ter uma nova etapa em breve: o superintendente da estatal dos aeroportos no Sul, Carlos Alberto da Silva Souza, garante que em até 60 dias será publicado o edital para contratar a empresa responsável pela obra.
Trata-se de outra melhoria que pouco avançou: por mais de 24 meses, o Exército trabalhou em um projeto de engenharia que foi recusado em razão de complexidades. O ministro explica que, apesar do custo alto estimado (acima de R$ 700 milhões) e dos debates sobre um novo aeroporto, a ampliação da pista segue nos planos:
- Uma obra não exclui a outra.
Apesar da necessidade de investimentos no Salgado Filho, o ministro afirmou que o terminal não está incluído nos planos do governo para novas rodadas de concessões.
Sem prazo para projeto de outro terminal
O governo do Estado e a Secretaria da Aviação Civil (SAC) solicitarão ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) que faça o estudo de viabilidade técnica para a construção do Aeroporto Internacional 20 de Setembro, em Nova Santa Rita, afirmou nesta segunda-feira o ministro Moreira Franco.
Não há prazo para que este estudo seja terminado ou tenha um cronograma para a obra. Já há o estudo preliminar feito pelo Decea, mas algumas questões específicas, como a viabilidade de operar simultaneamente ao Salgado Filho e à Base Aérea de Canoas, necessitam de maior detalhamento.
- Precisamos ter o mais rápido possível o estudo de viabilidade técnica, mas também temos de dar tempo ao Decea para fazer o estudo - afirmou Moreira Franco.
A etapa seguinte será a modelagem financeira e o projeto de engenharia. A hipótese mais provável é que seja sugerida uma parceria público-privada (PPP), pois dificilmente receberia recursos federais. Conforme o ministro, a construção custaria R$ 700 milhões ou mais.
- Ninguém discute a necessidade de ter alternativa de prazo mais longo ao Salgado Filho, que tem esgotada sua capacidade de expansão em razão do crescimento da cidade. A questão é onde colocar. Essa é a discussão técnica, pode até ser em outro local - afirmou.