Mercado reconhecido pelos cortes de carne bovina de qualidade, a Argentina é o destino de missão de criadores gaúchos a partir desta segunda-feira até o fim da semana.
O objetivo do grupo é conhecer a forma de produção e promoção que tornou os argentinos referência mundial neste setor e, com isso, aprimorar a competitividade do produto do Rio Grande do Sul.
A Argentina, afinal, tem condições de clima e solo semelhantes às do pampa gaúcho. No roteiro estão visitas a propriedades rurais, frigoríficos e instituições de pesquisa nos municípios de Concepción Del Uruguay e Rosário, localizados no leste argentino. A ação na Argentina integra o projeto Juntos Para Competir, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), em parceria com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS),
- Os argentinos são reconhecidos pela eficiência produtiva de forma intensiva, com terneiros mais precoces e um maior número de animais em uma unidade de criação. Cada produtor que participar poderá ver como pode adaptar esse modelo no trabalho na propriedade - destaca o técnico da gerência de agronegócios do Sebrae-RS, Ângelo Aguinaga.
Apesar do reconhecimento no mercado de carnes, a Argentina apresentou queda das exportações em 2012. Conforme a Câmara da Indústria de Carnes da Argentina (Ciccra), de janeiro a setembro deste ano, foram enviadas ao Exterior 135 mil toneladas de carne bovina, ante 194 mil toneladas do mesmo período de 2011. A desvalorização do peso argentino frente ao dólar é apontada como motivo para a redução dos embarques.
O roteiro da missão
Em Concepción Del Uruguay
- Visita ao Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta)
Em Rosário
- Visita à planta Faenadora (do Frigorífico JBS Swift Argentina)
- Visita à fábrica de rações e confinamento Conecar
- Palestra sobre diferentes sistemas de produção de carne bovina utilizados na Argentina, na Sociedade Rural de Rosário
- Visita à Estância La Marcela, propriedade com cria bovina intensiva, integração lavoura-pecuária e uso de manejo sustentável.