Totalmente novo, montado sobre a plataforma B, o EcoSport 2013 chegará aos concessionários Ford em setembro. As primeiras 2,5 mil unidades produzidas serão destinadas aos clientes que já fizeram a reserva e pagaram R$ 5 mil. O utilitário compacto desenvolvido no Brasil e que será produzido também na Índia, China e Tailândia, será vendido em mais de 100 países. As cinco versões custarão de R$ 53,49 mil - 1.6 16V S- a R$ 70,19 mil na top Titanium. No Salão do Automóvel, em outubro serão lançadas as opções automática e a 4WD (tração nas quatro rodas).
Todas as versões saem de fábrica com direção elétrica, airbags frontais e freios ABS, comandos elétricos dos vidros dianteiros, trava das portas e porta-malas e central multimídia SYNC, com comandos de voz em português, e faróis com lâmpadas de LED,entre outros. A partir da versão SE, traz o rack transversal no teto. A Titanium conta ainda com equipamentos, como ar-condicionado digital, sistema de abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, sensor de estacionamento, faróis com acendimento automático e espelho eletrocrômico.
A grade dianteira octogonal, o quadro instrumentos tem iluminação na cor azul Ice Blue e o SYNC identificam a nova geração de carros globais da marca norte-americana. Os bancos dianteiros são envolventes e os assentos traseiros permitem a inclinação do encosto em quatro estágios. Com bloco em alumínio, os motores disponíveis são o Sigma 1.6 Flex, já utilizados no New Fiesta e Focus, que desenvolve de 110 cv a gasolina até 115 cv apenas com etanol. O Duratec 2.0 Flex, opcional na versão FreeStyle e de série na Titanium, gera de 141 cv com gasolina a 147 cv com o combustível natural. O câmbio é manual de cinco marchas.