Cerca de 150 motoristas que trabalham com cargas líquidas e perigosas realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira o trânsito em frente à refinaria Alberto Pasqualini (Refap), na divisa entre Canoas e Esteio.
A mobilização, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Transportes de Cargas Líquidas, Gasosas, Derivados de Petróleo e Produtos Químicos do RS (Sindilíquida-RS) é contra uma distribuidora de combustíveis que, segundo a categoria, obriga os motoristas a realizarem funções incompatíveis com o serviço. O sindicato denuncia que o trabalho de colocação do combustível nos caminhões-tanque seria feito pelos motoristas, e não por operadores especializados. Os manifestantes promoveram uma caminhada e se posicionaram em frente à Refap. O protesto durou das 6h30min às 10h.
Segundo o vice-presidente do Sindilíquida RS, sindicato que congrega os trabalhadores do setor, Marcelo Flores, a situação é "insustentável".
- Esperamos que a audiência de conciliação marcada para esta quinta-feira na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego resolva a situação - disse.
Em nota, a Raízen, empresa que faz a distribuição de combustíveis para a Shell, informou que a situação não se aplica à operação em seu terminal na Refap.
"Neste local, o enchimento de caminhões é efetuado de forma automatizada e totalmente fechada, sem qualquer contato do motorista com o combustível. Para operar no terminal, os motoristas são submetidos a rigoroso treinamento, além de fiscalização e acompanhamento constantes, registrados formalmente no terminal".
A empresa informou ainda que "investe continuamente em instalações, equipamentos e treinamento adequados para garantir a segurança dos motoristas responsáveis pela operação de enchimento dos caminhões em todos os seus terminais no Brasil" e que a solução para a controvérsia está sendo discutida na Justiça.
Manifestação
Trabalhadores protestam na Refap contra distribuidora de combustíveis
Empresa reafirma que processo é feito de forma automatizada
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: