Em meio à crise econômica na Europa e com o Brasil crescendo em um ritmo desacelerado, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou que o governo federal lançará amanhã um novo pacote de medidas de estímulo à economia. O anúncio foi feito nesta terça-feira na abertura do 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa, em São Paulo.
Pimentel não quis adiantar detalhes do pacote, ''para não tirar o brilho do anúncio". A única afirmação foi que, desta vez, o alvo não será o consumo.
- Estamos focando muito no investimento. Já fizemos muita coisa para expandir o consumo - disse o ministro.
Também amanhã, a presidente Dilma deve anunciar a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar e freezer), além de móveis, luminárias, lustres e papel de parede. O benefício para estes setores terminaria no próximo dia 30.
Outra medida que deve integrar esse pacote, conforme expectativas do mercado, é a redução da Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP), que deve ser votada no Conselho Monetário Nacional.