A proposta da campanha americana é aproveitar a data para limpar os estoques de meses anteriores e renová-los para a grande safra do fim do ano. A data é tradicional no calendário dos EUA: anualmente, milhões de americanos acampam em frente às lojas às vésperas da data para aproveitar as ofertas de até 90% de desconto.
- Esperamos aumento de 80% nas vendas pela internet nesta Black Friday em relação à data no ano passado - calcula Vicente Rezende, diretor de marketing da Nova Pontocom, empresa responsável pelas promoções nos sites de Ponto Frio, Casas Bahia e hipermercados Extra.
No site do Ponto Frio, os descontos chegarão a 65%. A maior parte das promoções não serão encontradas nas lojas. A companhia teve de reforçar os estoques para atender à forte demanda prevista para hoje. A Lojas Americanas, com pontos de venda em diferentes Estados no país, também vai aproveitar a data para fazer promoções.
A versão brasileira da Black Friday nasceu no ano passado por iniciativa do site Busca Descontos, que reuniu promoções de 15 varejistas virtuais. A edição deste ano ganhou o reforço com a participação de cerca de 50 empresas, como Walmart, Magazine Luiza, Americanas.com e Netshoes. A expectativa é somar R$ 15 milhões em vendas na sexta-feira - cinco vezes mais do que em 2010.
Além de expor suas ofertas no Busca Descontos, o Walmart lançou um hotsite especial, que promete 200 produtos com descontos de até 70%, com destaque para eletrônicos.
- As vendas no Black Friday são uma prévia do Natal. Especialmente nas praças do interior, muitas pessoas deverão aproveitar para fazer suas compras de fim de ano já nesta sexta - afirma Roberto Wajnsztok de Oliveira, diretor de marketing e novos negócios no E-Commerce do Walmart Brasil.
Nos EUA, a tradicional data do comércio é realizada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), comemorado na terceira quinta-feira de novembro. Neste ano, diferentes redes decidiram se antecipar para atrair o máximo de compradores. Lojas pretendiam abrir à meia-noite, quando normalmente abrem 4h da manhã.
Liquidação total
Megaliquidação nos EUA, a Black Friday começa a aparecer no Brasil
Nesta sexta-feira, lojas e redes no comércio eletrônico preparam um dia de promoções no país
GZH faz parte do The Trust Project