Poucos setores da economia crescem em ritmo comparável ao da indústria criativa.
Nos últimos cinco anos, o segmento apresentou expansão média anual de 6,1%. Em 2010, movimentou R$ 104 bilhões, mostram dados compilados pelo Ministério da Cultura.
A participação de Porto Alegre nesse filão ainda é discreta. Especialistas alinham seus pontos de vista à tese de que a Capital pode se tornar um polo criativo - uma referência em troca de ideias, atividade cultural e inovações -, desde que desenvolva seu mercado.
A questão veio à tona com a Semana ARP da Comunicação, que selecionou o tema Indústria Criativa como foco de seus debates.
- As discussões podem apontar caminhos para que Porto Alegre desenvolva um ambiente mais favorável à criatividade, com mais alternativas de trabalho para seus talentos - diz Daniel Skowronsky, presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP).
Confira algumas das sugestões dos participantes do evento:
Rodrigo Valente, professor da ESPM-RS: "Precisamos derrubar as barreiras de que Porto Alegre está fora do centro. Com as novas tecnologias, podemos compartilhar com o mundo o conteúdo que produzimos".
Angela Hirata, consultora da São Paulo Alpargatas: "O RS tem setores com alta criatividade, como o vitivinícola, que vem abrindo mercados graças a ações diferenciadas".
Semana ARP
Quando: até quinta-feira
Onde: Sheraton Hotel (Rua Olavo Barreto Viana, 18), em Porto Alegre
Quanto: entrada franca (exceto o Jantar da Propaganda, na quinta-feria à noite, no BarraShoppingSul)
Informações: www.arpnet.com.br/semanaarp
>>> Leia a reportagem completa na Zero Hora desta quarta-feira