No comando da Granja Fontana, em Charrua, Vilseu Fontana tem orgulho de ver seus sonhos transformados em realidade. Na localidade de Nossa Senhora de Lurdes, suas ideias resultaram em projetos de reaproveitamento da água da chuva - uma das estratégias para enfrentar períodos de La Niña - e, ainda, no uso de música para tratar cerca de 7 mil suínos.
Atualmente, a granja não gasta um real sequer com água. O reaproveitamento da chuva e o cuidado permanente de duas fontes abastecem a propriedade e criam um reservatório de prevenção à seca. Tudo desemboca em uma espécie de açude de 12 metros de profundidade que armazena mais de 2 milhões de litros, o suficiente para resistir, segundo Vilseu, a até cinco meses de seca.
Em vídeo, produtor mostra propriedade sustentável em Charrua:
Dali, a água ainda é distribuída para outros 10 reservatórios com 10 mil litros cada, para uso na limpeza e na manutenção dos pavilhões onde estão os suínos.
- A natureza nos dá tudo de graça, basta saber aproveitar - ensina.
Levada por canos subterrâneos, a água da chuva ainda é conduzida até a mata, onde se infiltra no solo e abastece duas fontes. É delas que Vilseu tira água para consumo humano e dos suínos. Vilseu faz questão de exaltar que o desperdício é 40% menor do que em outras granjas.