O crossover compacto médio Peugeot 3008 foi desenvolvido para oferecer a dirigibilidade de um hatch, a versatilidade de um utilitário esportivo e o conforto de uma minivan. Montado em Sochaux, na França, chama a atenção pelo visual, pelos avançados recursos e pelo desempenho do motor turbo de 156 cv. Na faixa do Chevrolet Captiva e do Honda CR-V, a venda estimada do Peugeot 3008 é de 200 unidades por mês, nas versões Allure e Griffe, e preços de R$ 79,9 mil e R$ 86,9 mil.
A posição elevada de conduzir garante ampla visibilidade externa e do quadro de instrumentos. As versões Allure e Griffe trazem direção eletro-hidráulica, retrovisores de comando elétrico, computador de bordo, faróis de neblina, sistema de som com tocador de CD, MP3 com USB Box e viva-voz com sistema Bluetooth. A Griffe acrescenta acendimento automático dos faróis, bancos em couro com aquecimento, limpador do para-brisa com sensor de chuva, retrovisores rebatíveis, vidros elétricos traseiros sequenciais e teto solar panorâmico, entre outros. A segurança é reforçada por oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro do tipo cortina para a cabeça dos passageiros da frente e de trás.
Gilberto Leal viajou a convite da Peugeot do Brasil
Comandos a mão
- O console central desce do painel e separa os bancos dianteiros como apoio de braço e porta-objetos. O carro conta com os comandos da tela de visualização elevada, display de informações diversas, controles dos sistemas de áudio e climatização digital inteligente com temperaturas individuais e saídas para os passageiros de trás, controle elétrico do freio de mão, porta-objetos e tomada de força.
Requinte e espaço no interior
- Com acabamento em tecido ou couro, detalhes cromados e foscos, o interior é amplo e aconchegante, com bom espaço no banco traseiro. O revestimento do painel é texturizado.
Bom desempenho do motor
- Em alumínio, desenvolvido com a BMW, o motor 1.6 Turbo de alta pressão, injeção direta, 16V e comando variável gera 156 cv. A avançada tecnologia reduz o consumo de combustível e emissões e garante ótimo desempenho ao 3008. O turbo progressivo entra em baixa rotação e, com a caixa automática sequencial de seis velocidades, garante acelerações e retomadas rápidas e tranquilidade na estrada com o controlador de velocidade. O Sobre Rodas percorreu cerca de 150 quilômetros entre Foz do Iguaçu e Wanda (Argentina). A suspensão, com controle de rolagem da carroceria, é firme mas macia, e nas curvas ou nas mudanças bruscas de direção aumenta a estabilidade. A condução é auxiliada por sistemas como freios ABS, controles de tração (ASR), de estabilidade (ESP), de assistência à frenagem de urgência (AFU) e distribuição de frenagem (REF).