Olívia Ferme
Especial
Aumentar o nível de segurança e reduzir os custos são as principais promessas da portaria virtual, uma realidade tentadora. A ideia é simples e inteligente: substituir porteiros presenciais por atendentes que, de maneira remota, abrem e fecham portões e também ficam de olho no condomínio 24 horas por meio de câmeras.
Com a portaria virtual, o condomínio consegue dispensar um de seus custos mais altos, o do porteiro. Na prática, isso significa uma redução em torno de 50 a 60% nos gastos com portaria. Aqui em Porto Alegre, a Codeseg oferece o serviço e atualmente beneficia 1.700 famílias com a tecnologia que coloca à disposição dos condôminos: geradores próprios instalados nos condomínios, conexão de dados feita com fibra ótica, câmeras espalhadas por toda a área física e com gravação em full HD, biometria e controles anti-clonagem. Toda essa infraestrutura, informa o Engenheiro de Sistemas e Fundador da Codeseg, Rafael Gonçalves, não gera custos para ser instalada. Segundo ele, os gastos são apenas com a mensalidade que deve ser paga pelo condomínio.
– Pensamos num plano operacional exclusivo para cada condomínio, de acordo com as necessidades do mesmo - comenta o Engenheiro. De acordo com ele, um diferencial da Codeseg é que o atendente, para avisar o morador da chegada do visitante, tem a opção de ligar para o celular, para o interfone ou para um telefone fixo, e em breve, também poderá avisar por um aplicativo. Gonçalves também conta que os moradores têm acesso ao prédio por meio de biometria ou por um tag.
Garagem high-tech
– Os portões dos condomínios que a Codeseg atende abrem em até quatro segundos, o que garante segurança – diz o Engenheiro. Ele também explica que os carros, ao acessarem a garagem, conseguem entrar tanto com o controle remoto quanto com um ship, que identifica a placa do veículo e imediatamente abre o portão.
Na Rua Doutor Freire Alemão, número 660, a portaria virtual já é uma realidade. De acordo com a síndica, Selva Canal, o serviço oferece muito mais segurança em função das câmeras que ficam dispostas em todo o condomínio.– As câmeras conseguem até registrar assaltos que acontecem na frente do prédio – conta Selva. Segundo ela, a existência do sistema às vezes inibe a ação de assaltantes. Além disso, Selva acredita que a portaria virtual torna o morador mais cuidadoso com o ambiente onde mora.
Os contras
Para o Sindef - Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios Residenciais - a portaria virtual não é de todo positiva. Segundo o Diretor Financeiro, Luís Barcelos, o serviço oferecido não é 100% eficiente, pois a portaria física desempenha funções que a remota não.
– O porteiro realiza várias tarefas imprescindíveis, como o recebimento de mercadorias. Ele é preparado, inclusive, para primeiros socorros – relata Barcelos, que também destaca o desemprego como um ponto negativo.