Claudia Chiquitelli
Especial
Barulhos externos em excessos, como os de ruas movimentadas ou dos vizinhos, diariamente podem afetar a saúde e o bem-estar dos moradores, além de desvalorizar o imóvel. Para garantir a tranquilidade antes de adquirir um imóvel novo ou usado, o interessado deve avaliar o ruído do entorno próximo e caminhar pelo bairro em vários horários.
– O ruído produzido por vias de alto tráfego, bares e casas noturnas costuma ser o que mais gera incômodo e acaba sendo difícil de contornar – explica a arquiteta Ingrid Stemmer.
Leia mais
Fique atento à documentação para construir ou reformar
Habite-se e aprovação de projetos devem ter mudanças
Saiba como não errar na iluminação do quarto
Você sabe como escolher quem vai cuidar da reforma da sua casa?
Ela sugere verificar se os dormitórios estão voltados para possíveis fontes de ruído e conferir alguns pontos do próprio condomínio como localização do playground, salão de festas e elevadores.
– A qualidade das esquadrias será um dos principais itens para isolamentos externo. Visite o imóvel à noite, observe se ao fechar as janelas diminui significativamente o ruído – orienta Ingrid, diretora de projetos da Stemmer Rodrigues Arquitetura.
A partir dos anos 1990, para reduzir custos, as estruturas e divisórias ficaram mais finas e, com isso, com menos isolamentos. Porém, em 2013, entrou em vigor a norma NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece índices mínimos de isolamento para pisos, paredes, coberturas e fachadas de construções residenciais. De acordo com Ingrid, a norma cria parâmetros mínimos para os imóveis novos tanto no que diz respeito ao ruído externo como entre unidades.
– Respeitar esses índices mínimos passa a ser uma obrigatoriedade. Algumas empresas, em busca de uma maior satisfação dos clientes, implementam medidas que ultrapassam esse índices mínimos, garantindo maior conforto. No caso de imóvel novo, questione o índice de desempenho acústico se é mínimo, intermediário ou superior – sugere.
Caso uma construtora entregue um imóvel onde o morador se sente incomodado com os ruídos, o projeto de interiores pode ter um papel determinante no conforto acústico dos ambientes.
– Escolhas corretas fazem toda a diferença. Materiais macios como cortinas, tapetes, texturas, papéis de parede, auxiliam a absorção dos ruídos internos proporcionando conforto – diz a arquiteta.
Para resolver o problema de moradia em rua barulhenta, a arquiteta indica um projeto que contemple desde a troca das esquadrias, para de melhor desempenho, a acabamentos internos, que absorvam o som dos interiores e entre ambientes. Tempos atrás, as construções novas perdiam em desempenho acústico para as antigas, que tinham lajes e paredes mais espessas. Agora, isso não é mais regra.
– A tecnologia permite entregar imóveis novos com excelente desempenho acústico. Nos últimos anos, foram desenvolvidos vidros, esquadrias, mantas e revestimentos com o propósito de qualificar acusticamente os espaços – assegura Ingrid.
Dicas
O vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – regional RS (AsBEA-RS), Geraldo Collares de Faria, e o engenheiro Roberto Sukster reuniram dicas para anemizar os ruídos em imóveis. Confira:
1) Projetar um sistema de vedação vertical externa que inclui as paredes, os revestimentos e as esquadrias com desempenho que atenda à classe de ruído da localização da habitação;
2) Tratamento acústico para o sistema de pisos entre unidades habitacionais. A solução mais indicada é a utilização de contrapisos flutuantes;
3) Projetar um sistema de vedação vertical interna entre unidades habitacionais ou entre unidade habitacional e áreas de uso comum que atenda o desempenho mínimo especificado em norma. A situação mais critica da norma refere-se a parede entre unidades habitacionais autônomas, no caso de pelo menos um dos ambientes ser dormitório;
4) Projetar tratamento acústico de equipamentos hidrossanitários, isolando vibrações e impedindo a transmissão de ruído pelos ramais;
5) Projetar tratamento acústico de equipamentos e instalações prediais. Nestes há considerável transmissão de vibrações e ruídos pelos materiais sólidos da construção.¶
Eucatex oferece piso para diminuir ruídos em ambientes
Empresas como a Eucatex desenvolvem produtos destinados a amenizar o problema dos ruídos em ambientes, principalmente para quem mora em apartamento. Exemplo disso, é o piso laminado Eucafloor com manta flexível Eucasoft Premium, utilizado em ambientes residenciais e comerciais, que confere ao piso laminado um maior isolamento acústico, proporcionando a redução de aproximadamente 35% nos barulhos no próprio ambiente e cerca de 60% entre os pavimentos.
Conforme a fabricante, o produto tem 3mm de espessura e é feito em polietileno de células fechadas, conferindo maior conforto e privacidade aos moradores, bem como tranquilidade aos vizinhos.