Claudia Chiquitelli
Especial
Quando pensamos em reformar a casa ou a empresa, vem junto a ideia de "dor de cabeça". Para evitar os transtornos que a decisão pode ocasionar, o ideal é entregar o trabalho nas mãos de profissionais ou de empresas especializados. Mas como escolher?
Quando decidiu reformar seu consultório, a psicóloga Flávia Ardigó buscou primeiro pelo escritório de arquitetura e interiores de sua confiança, que indicou uma construtora especializada em reformas de alto padrão para a realização das obras. Agora Flávia soma a experiência de mais uma reforma, de seu novo apartamento, que está quase concluída. A psicóloga conta que ficou satisfeita com o resultado.
– Gostei da maneira como eles trabalham, no sentido de organização, prazos e rapidez na solução de problemas que tivemos nas obras – explica.
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Conforme Flávia, o que pesou na escolha dos profissionais para a nova obra foi eles terem mantido o foco no que foi contratado e entregarem o que foi acordado. Ela também ressaltou que foi muito importante a equipe assumir os erros e tentar resolvê-los rapidamente e com precisão.
Regras e transparência
No caso da psicóloga, as obras envolvem o cliente, o escritório de arquitetura e interiores e a construtora. A dinâmica de trabalho começa com o projeto, desenvolvido pelo escritório, que fornece as plantas executivas para a construtora orçar a obra. O cliente avalia e, se necessário, são realizados ajustes, para então ser feito um contrato entre as partes e um planejamento com prazos para execução.
De acordo com a sócia-proprietária da Construtora Plano Forte, que realizou as reformas, Carla Boabaid, o responsável por executar a obra precisa estar pronto para atender todas as demandas, a qualquer momento, seja do cliente ou do arquiteto. Além disso, é preciso estar atento a regras de urbanismo e do condomínio, os horários para obras, como deve ser feita a retirada de entulhos, entre outros detalhes.
O designer de interiores do escritório Maganhoto & Casagrande Arquitetura e Interiores, Daniel Casagrande, que é responsável pelos projetos, destaca também que é preciso haver um bom relacionamento, com transparência entre as partes, saber o que um está projetando e o outro executando. Para as empresas e profissionais, conquistar os clientes e parceiros é fundamental para se manter no mercado, cada vez mais competitivo e exigente.
– Pela nossa experiência, o que fideliza um cliente mesmo é a qualidade no atendimento e na realização do serviço, seja na execução de um projeto arquitetônico ou de interiores, seja na obra – observa Carla.