Entre as pessoas que buscam a casa dos sonhos na internet, 61% são mulheres. É o que aponta estudo da plataforma digital VivaReal. Ainda de acordo com a pesquisa, 41% das mulheres são casadas, 32% são solteiras e 11% estão em união estável. Independentemente do estado civil, grande parte é assalariada e a finalidade da busca é para compra de um imóvel.
A intenção de bens para aquisição, entre as entrevistadas é de 55% entre as solteiras e de 65% entre as casadas. Já para aluguel, os números são 35% e 28%, respectivamente. A pesquisa do VivaReal também revela que 48% das entrevistadas solteiras irão mudar para a nova casa sozinhas ou somente com filhos. No total, 32% das mulheres não casadas irão morar sozinhas, 31% com parceiro, 16% somente com filhos e 10% com os pais.
– O estudo comprova uma nova tendência do mercado imobiliário. Cada vez mais a mulher é quem decide, deixando de ser apenas uma incentivadora da compra. O setor deve ficar atento e entender esse "empoderamento" da mulher – analisa a head de Inteligência de Mercado do VivaReal, Aline Borbalan.
Entre as solteiras, a maioria tenta sair da casa dos pais (21%) ou está prestes a oficializar uma união estável (18%). As casadas esperam achar algum imóvel maior (20%) ou, ainda, morar perto do trabalho ou de instituição de ensino (16%).