A multiplicidade de atividades desenvolvidas na campanha gaúcha entra em cena na nesta terça-feira (13), em Dom Pedrito, para evento que foca em mostrar o potencial da cadeia agropecuária do Rio Grande do Sul. Com programação diversa que contempla da produção da uva à criação de ovinos e os grãos, o Pampa em Evolução – Conhecimento, Negócios e Sustentabilidade reunirá discussões sobre os diversos segmentos até o dia 17 de junho.
A sinergia entre as atividades estará presente na troca de ideias e também nas inovações apresentadas. Serão duas arenas com painéis no parque do Sindicato Rural de Dom Pedrito, que organiza o evento, além de espaço para startups. No palco, temas como sustentabilidade, irrigação, crédito de carbono, sistemas de integração e educação para o campo são alguns dos tópicos que serão abordados nas palestras.
A edição de estreia do evento tem como palco um dos locais mais emblemáticos do Estado quando o assunto é a diversidade da produção gaúcha. Referência na pecuária com um rebanho de 420 mil bovinos e polo produtor de genética de excelência, Dom Pedrito é destaque também na criação de cavalos crioulos e na ovinocultura, que soma cerca de 150 mil animais.
A produção de carne divide espaço com outras atividades de alta relevância na agropecuária do Estado, como os cultivos de arroz e de soja. Segundo os números do Sindicato Rural, o município tem a segunda maior área cultivada da oleaginosa no RS, com 160 mil hectares.
A diversidade ainda vai além, com espaço para a vitivinicultura, a olivicultura e a melipolinicultura. Nesta última, Dom Pedrito novamente é destaque entre os maiores produtores de mel do Estado.
Valorizar o potencial produtivo da região e trazer discussões sobre as inúmeras possibilidades de negócios e desenvolvimento no campo é o principal objetivo do evento, conforme destacou o presidente do sindicato rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, durante o lançamento oficial da feira no mês passado, em evento na sede da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), em Porto Alegre.
Além da Farsul, o Pampa em Evolução tem apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A entrada para participar do evento é gratuita. Informações sobre os detalhes da programação podem ser encontrados no site do Sindicato Rural de Dom Pedrito.
Campo em debate
O evento Pampa em Evolução também será palco para mais uma edição do Campo em Debate. Mediado pela colunista Gisele Loeblein, o painel vai discutir os desafios da irrigação no RS.
Será no dia 17, a partir das 10h15, com a presença da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado Marjorie Kauffmann e do diretor vice-presidente da Farsul, Domingos Antônio Velho Lopes.