É com um craque dos campos de futebol que será dado o pontapé inicial do Pampa em Evolução, evento que será realizado no mês de junho em Dom Pedrito, na Campanha. Paulo César Tinga fará a primeira palestra, no dia 13 de junho, logo após a abertura oficial. Com uma carreira vitoriosa no futebol, o atleta que passou por clubes como Grêmio, Internacional e Borússia Dortmund é também um empreendedor e vai falar sobre a Gestão Fora da Planilha. Ou seja, sobre como lidar com pessoas e oportunidades.
Temas que se conectam com a multiplicidade de atividades desenvolvidas no município que compõe o pampa gaúcho. Da uva à produção de ovinos, passando também pelos grãos. A ideia, explica Henrique Borges, um dos coordenadores do evento, é abordar as diferentes frentes de produção do agro do Rio Grande do Sul, por meio da troca de ideias, debates e inovação. Mais do que isso, acrescenta, é criar um ponto de conexão, disse ele no lançamento oficial, realizado nesta quarta-feira (17) na Farsul, em Porto Alegre:
— As cidades precisam falar com o campo, e o campo precisa falar com as cidades.
Serão duas arenas com painéis, com espaço também para startups que serão levadas para o parque do Sindicato Rural de Dom Pedrito, onde será realizado o evento, de 13 a 17 de junho.
Presidente do sindicato rural, José Roberto Pires Weber acrescentou que o nome Pampa em Evolução é "um reflexo de uma realidade" que está sendo vivida na cidade:
— O município tem de crescer para cima, para os lados não dá mais. Estamos produzindo, apesar das dificuldades, dos itens imponderáveis como o clima.
Com um rebanho de 420 mil bovinos, 150 mil ovinos, Dom Pedrito também ganha destaque na criação de cavalos crioulos e na produção de grãos como o arroz e a soja. Pelos dados do sindicato, são 160 mil hectares cultivados com o grão, fazendo do município a maior área cultivada no Estado. Com espaço também para a vitivinicultura, a olivicultura e a melipolinicultura — é o segundo maior produtor de mel do Estado.
O pastoreio dos animais em campo nativo e pastagens cultivadas é apontado também como um diferencial na produção de carne, em um exemplo da chamada integração lavoura-pecuária.
O encerramento, no dia 17 de junho, será com um almoço, por adesão, no restaurante da Vinícola Guatambu.
A entrada no evento será gratuita. Mais informações poderão ser encontradas no site do Sindicato Rural de Dom Pedrito.