A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A pecuária gaúcha viveu esta semana um momento histórico no que se refere à participação feminina no mundo do agronegócio. Organizado por produtoras rurais da Campanha, o remate Mulher Agro levou para a pista de Lavras do Sul exemplares criados em fazendas geridas por mulheres. O resultado foi de negócios fartos e de um marco para a produção de carne gaúcha.
O leilão aconteceu dentro da programação do Universo Pecuária, feira com foco em negócios e sustentabilidade para o campo. Era uma das atrações mais aguardadas do evento, e não deixou por menos: movimentou R$ 3,56 milhões com a comercialização de 1.363 animais.
Organizado pela Comissão Feminina do Sindicato Rural de Lavras do Sul, o remate reuniu 47 produtoras da região. A presença delas também estava na figura de quatro cavalarianas, que abriram o evento saudando a plateia lotada, e das mulheres que atuaram como pisteiras, recebendo os lances do público.
Para ficar completo, as batidas do martelo tiveram a participação de Patrícia Gonçalves, a primeira mulher leiloeira rural do Brasil conduzindo as vendas.
Helena Abascal, criadora na região e uma das poucas mulheres à frente de um escritório de remates, o Abascal Remates, destacou a importância do Mulher Agro como um evento encorajador para as lideranças femininas do agro.
— Fica um legado quase indescritível de uma revitalização do trabalho das mulheres. É muito mais do que um evento porque elas perceberam que podem e que fazem tão bem quanto os homens que já vinham fazendo. E farão mais! — diz a produtora, que ofertou quatro lotes no remate.
O sucesso indica que outras edições virão. "Se tudo der certo", com a participação de ainda mais mulheres, diz Helena:
— Tenho certeza que muitas outras vão se preparar para o próximo. Vai tirar muita gente da toca.
Lavras do Sul é considerada uma das principais praças de comercialização de gado do Estado, e a programação de remates dentro do Universo Pecuária já movimentou mais de R$ 7 milhões. Neste sábado (5), a Feira de Ventres encerra a programação de leilões, com oferta de 1,5 mil fêmeas. A exposição termina no domingo (6).