Em cerimônia com foco no reconhecimento da união de esforços diante da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, a 25ª edição do Troféu Guri foi realizada na noite desta terça-feira (27). Os homenageados receberam a distinção em festividade na Casa da RBS, durante a 47ª Expointer, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O evento deste ano ocorreu em formato especial: além da tradicional entrega a personalidades, pela primeira vez, o prêmio também foi concedido a iniciativas e movimentos. Grupos e entidades que simbolizam a linha de frente contra a enchente e os esforços para reconstrução do Estado foram agraciados.
Com tom de união, solidariedade e retomada, a celebração foi aberta com show musical mesclando clássicos do pampa, como Guri e Céu, sol, sul, terra e cor, performados por Shana Müller e Renato Borghetti, seguidos por coro e embalo dos presentes. Os músicos prepararam o terreno para os comunicadores Andressa Xavier e Pedro Ernesto Denardin conduzirem a premiação.
Instituições como o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da UFRGS, importante em alertas e informações durante a inundação, grupos de empresários em prol da retomada, como o Reconstrói RS, movimentos sociais, como a Cufa, e a mobilização de cidadãos nos resgates, simbolizada pela bombeira voluntária Bruna Alvarez, estão entre os homenageados. A cooperação e os bons exemplos observados durante a inundação e o espaço que ainda existe para avançarmos na retomada deram o tom dos discursos dos premiados.
O presidente do Conselho de Gestão e publisher da RBS, Nelson Sirotsky, afirmou que os homenageados representam os valores observados durante o combate à enchente e nas frentes de ação pela reconstrução:
— Decidimos que, nessa edição, agradeceríamos ao povo gaúcho e aos brasileiros pela sua atitude naquele momento da enchente. Pela sua grandeza, sua garra, energia e solidariedade uns com os outros, tão bem expressas e sintetizadas neste elenco de 11 homenageados. Nós da RBS temos orgulho em podermos ser os porta-vozes desta gratidão para cada um de todos os gaúchos.
O ministro-chefe da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, representando o governo federal, o secretário estadual da Agricultura, Clair Kuhn, em nome do governo Eduardo Leite, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, estavam entre as autoridades dos três poderes presentes no evento.
Promovido pelo Grupo RBS desde 1998, o Troféu Guri valoriza e reconhece quem amplifica os valores do Rio Grande do Sul para além do pago. A inspiração para o nome da premiação é a canção Guri, de autoria de João Batista Machado e Júlio Machado da Silva Filho, eternizada na voz de César Passarinho, que venceu o festival Califórnia da Canção Nativa em 1983.
Os homenageados:
Bruna Alvarez
Bombeira voluntária de Parobé com atuação nos resgates. Viralizou ao realizar um resgate emocionante de um bebê nas enchentes. Imagens dela com a criança em um cenário onde a água cobria boa parte do corpo da profissional foram compartilhadas nas redes sociais, simbolizando o trabalho incansável das equipes de salvamento no Estado.
Coopera RS
Iniciativa do sistema Ocergs com foco em arrecadações para os afetados por meio do cooperativismo brasileiro. O movimento promove arrecadações para os afetados pela catástrofe climática no Estado, organizando entrega de doações e apoio a pessoas desabrigadas.
Central Única das Favelas (Cufa)
Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a organização liderou uma grande mobilização nacional de arrecadação e distribuição de doações para o Estado. Além disso, segue alertando que ainda existe necessidade de apoio a famílias desabrigadas e desaparecidas. A Cufa promove atividades culturais relacionadas a esporte, educação, cidadania e arte.
Deise Falci
Protetora animal com atuação nos resgates e na concepção de abrigo. Navegou contra a correnteza do Guaíba para resgatar centenas de cães e gatos. A baiana radicada no Rio Grande do Sul atuou na linha de frente, auxiliando animais abandonados na enchente ou que ficaram para trás quando os tutores precisaram deixar as suas casas às pressas.
Drenar RS
O Drenar RS reúne produtores, entidades e empresas que usaram bombas de lavouras de arroz para fazer a retirada da água das cheias. O Aeroporto Internacional Salgado Filho foi um dos locais que contou com o apoio da iniciativa. Os equipamentos auxiliam as prefeituras em um cenário onde a água seguia estacionada em diversos pontos diante do comprometimento de casas de bombas e sistemas de drenagem. A iniciativa também conta com atuação da Federarroz.
Evaldo Becker e Piedro Tuchtenhagen
Os dois atletas gaúchos do remo estão entre os voluntários que decidiram se juntar às equipes de resgates durante a enchente e atuar no voluntariado em abrigos. A dupla deixou de disputar o pré-olímpico da modalidade, última chance para conquistar a vaga olímpica, para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH)
O IPH é referência na área de recursos hídricos em toda a América Latina e teve atuação destacada durante inundação no Estado, realizando prognósticos e diagnósticos sobre a elevação de rios, auxiliando em ações contra a tragédia climática. Além de informar os gaúchos no período da crise, contribuiu com dados para a reconstrução do Estado.
Martelo Solidário
Iniciativa do Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do RS (Sindiler) para realização de leilões com foco em arrecadação de verba em prol das vítimas da inundação. Com mais de uma edição, um dos destaques foi o leilão de um quadro do cavalo Caramelo, um dos itens mais valorizados na ação.
Meu Lar de Volta
A plataforma digital conecta pessoas que precisam de ajuda e voluntários que querem auxiliar em faxinas solidárias em casas e estabelecimentos afetados pela inundação. Em uma das ações realizadas durante a inundação, o grupo reuniu cerca de 2 mil pessoas para auxiliar moradores em limpeza nos bairros Humaitá e Vila Farrapos.
Reconstrói RS
Criado pelo Instituto Ling, com a Federasul e Instituto Cultural Floresta, o Reconstrói RS é uma iniciativa com foco em obras de recuperação da infraestrutura nas regiões diretamente afetadas pela inundação no Estado. O projeto busca agilidade no repasse de recursos para obras urgentes em parceria com as comunidades locais.
SuperAção Agro RS
Mobilização de Senar-RS, Farsul e Fetag-RS para apoiar a recuperação de produtores e trabalhadores rurais, o SuperAção Agro RS é uma ampla ação para reconstruir e recuperar a agropecuária no Estado, afetada pela tragédia da enchente, e para que os produtores rurais voltem a produzir no processo de retomada do Rio Grande do Sul.