Neste sábado (26), primeiro dia da Expointer 2023, muitos visitantes reclamaram das dificuldades em acessar os estacionamentos no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana. A alegação foi de que compraram os ingressos pela internet, mas não havia vagas disponíveis.
— Fiquei uma hora e meia na fila para estacionar. Só que compramos os ingressos pela internet — afirmou o funcionário público Domingos Guaranha, 67 anos.
— Agora a situação é a seguinte: ninguém nos informa nada. Vendem pela internet e não garantem o ingresso. O processo está muito desorganizado — acrescentou.
A irmã dele, Suzana Guaranha Vailati, 71, estava em outro carro e contou que também levou uma hora e meia para acessar o portão 10 do parque.
— Ninguém informa nada e dizem que venderam ingressos além da capacidade — relatou a aposentada.
Para esta edição da Expointer, mais 150 vagas foram acrescentadas às 10 mil existentes.
A reportagem de GZH esteve no acesso ao portão 10, por volta das 13h50min. Havia uma grande fila de veículos à espera de vagas. Os atendentes disseram que faltavam vagas e que o problema ocorria em todos os portões de ingresso aos estacionamentos.
— Comprei no site e agora estou há uma hora e meia com meu carro e minha filha na rua. Alguém tem que solucionar isso. É muita bagunça — desabafou o representante de vendas Mário Rodrigues, 47.
Procurado pelo reportagem, o governo do Estado se manifestou no começo da tarde. Em nota, informou que havia vagas disponíveis no portão 15 e que, nos demais, a entrada estava sendo liberada "conforme a saída dos veículos".
"O grande número de visitantes que ingressaram no parque neste sábado fez quase lotar as 10 mil vagas de estacionamento disponíveis no Parque de Exposições Assis Brasil. Ressaltamos que uma alternativa é a vinda para a Expointer utilizando o trem, que conta com estação em frente aos portões de acesso", diz a nota.