Um levantamento recente da Comissão Estadual das Mulheres do Agro da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) apontou que dos 138 sindicatos rurais do Estado, apenas 12 têm a sua presidência ocupada por mulheres. Este foi um dos dados abordados no Campo em Debate: Mulheres no comando do Agronegócio, realizado na manhã desta segunda-feira (28), na Casa RBS no parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer.
— Fizemos um diagnóstico em termos de diretorias sindicais e dos 138 sindicatos do Estado, 73% tem mulheres na diretoria. Eu considero esse dado positivo, mas podemos melhorar mais, pois elas estão membros da diretoria, mas para a presidência o número muda: dos 138, apenas 12 sindicatos têm mulheres na presidência. A nível de Brasil é bom, mas penso que precisamos trabalhar mais — enfatizou a Teodora Berta Souilljee Lutkemeyer, coordenadora da Comissão Estadual das Mulheres do Agro da Farsul.
Uma das vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro, a sócia-proprietária da Agroterra, de Carazinho, e integrante do projeto Ela RS, Luciana Rheinheimer também participou do evento. Além de falar sobre a sua trajetória de vida, trouxe dados sobre a atuação da mulher na administração das propriedades rurais.
— Outro dado importante do IBGE de 2017, é que 34,75% das propriedades são administradas de "mulheres juntas". Juntas de maridos, filhos e filhas — afirmou Luciana.
A diretora-executiva do Grupo Conecta, Luciana Martins, falou sobre o desafio das mulheres no agro. Ela contou que nas consultorias que realiza é possível perceber que entre os cargos de direção das cooperativas, 60% são ocupados por homens e 40% por mulheres, cenário muito diferente do encontrado anos atrás.
O evento, que foi mediado pela jornalista Giane Guerra, também contou com a participação da subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima, da gerente de Novos Negócios e gestora do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), Renata Camargo, da presidente da Sociedade Rural de Maringá, no Paraná, Maria Iraclézia de Araújo, da gerente financeira da Cotribá, Ana Marlize Schreiner, da presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA), Mariana Tellechea, da sócia da PwC Consultoria, Elisa Simão, e da sócia da Genética Pitangueira Agropecuária, Fabíola Rohde Lopes.
Os painéis fazem parte da programação do Grupo RBS na Expointer e têm transmissão ao vivo em GZH.