Durante nove dias, quem percorreu o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, vivenciou uma Expointer com gosto de retomada. Na 47ª edição do evento, depois de toda a tragédia vivida pelo Estado, os visitantes puderam fazer grandes negócios, se divertir, adquirir mais conhecimento e ver de perto a reconstrução dos negócios do Rio Grande do Sul.
Em sua segunda participação consecutiva, entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, a Cotricampo proporcionou alguns momentos especiais para aqueles que passaram pela sua casa na feira. Entre eles, o lançamento da nova linha de embalagens das Farinhas Cotricampo, que agora fornece receitas culinárias no rótulo. O pré-lançamento da 9ª edição da ExpoAgro Cotricampo foi mais uma atividade de destaque. O evento ocorrerá em fevereiro de 2025, no campo experimental da Cotricampo, no município de Campo Novo.
Outro momento especial para a cooperativa foi a participação do Comitê de Jovens Cooperativados, o comitê Inova Jovem Cotricampo, no programa Campo em Debate, promovido pela Rádio Gaúcha. Desde 2023, o comitê consultivo de jovens integra a estrutura institucional da cooperativa.
Ao longo da Expointer, a Cotricampo também foi representada no pavilhão do Gado de Leite por quatro produtores associados: Granja Stoll, Cabanha Walker, Granja Scherer e Cabanha Santa Clara, com animais das raças Jersey e Holandesa.
Em entrevista, o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, faz um balanço sobre a
participação da cooperativa na Expointer 2024.
Quais os principais diferenciais das farinhas Cotricampo?
O Moinho Cotricampo produz as Farinhas Cotricampo (CotriFlor, Flor de Trigo e Cotricampo) a partir de matéria-prima 100% cultivada por produtores associados à cooperativa. Somos a maior indústria de moagem de trigo do ramo cooperativo no Rio Grande do Sul. No dia 27 de agosto, durante a Expointer, na nossa casa, as novas embalagens das Farinhas Cotricampo foram apresentadas para representantes comerciais, clientes e lideranças.
O novo layout valoriza aspectos de acolhimento e proximidade com os consumidores, mantendo aspectos já tradicionais, mas apresentando novos elementos, como receitas culinárias práticas, que podem ser testadas por diferentes públicos, aproveitando a qualidade das farinhas produzidas pela cooperativa.
Durante a Expointer, a Cotricampo reforçou o posicionamento de sua indústria de trigo na região metropolitana de Porto Alegre, aproveitando o momento para manter novos contatos. Hoje, o Moinho Cotricampo tem capacidade instalada de 220 toneladas por dia, transformando trigo em farinha. Em julho, realizou a moagem de quase 80 mil sacas de trigo, com produção de 4.778 toneladas de produto, entre farinha e farelo.
O que o público pode esperar da edição de 2025 da ExpoAgro Cotricampo?
Na Expointer, autoridades, lideranças, conselheiros e colaboradores participaram do evento de pré-lançamento da 9ª ExpoAgro Cotricampo, que acontecerá de 19 a 22 de fevereiro de 2025, em Campo Novo. A cooperativa pretende manter o crescimento da ExpoAgro em termos de espaço, público, expositores e volume de negócios.
Os principais pilares de realização da feira precisam sempre estar renovados e fortalecidos: tecnologia, conhecimento e negócios. A programação mais uma vez contemplará diferentes momentos para que esses propósitos sejam alcançados, com dias de campo, dinâmicas de máquinas, arena jovem e arena bovinos, além de debates. No próximo dia 13 de setembro a Cotricampo promove o lançamento oficial da ExpoAgro, em evento na sede social da Afucampo, em Campo Novo.
E como foi a participação do Comitê Inova Jovem Cotricampo na Expointer?
No dia 30 de agosto o Comitê Inova Jovem Cotricampo foi protagonista do programa Campo em Debate, promovido pelo Grupo RBS, na Casa da Ocergs. Eu e o agente de Inovação e Inteligência da Cotricampo, Melkisedeke Soares, que representa a Cotricampo no Comitê Geração C, participamos do debate, apresentando o projeto pioneiro do comitê consultivo de jovens cooperativados, implementado pela instituição em seus 18 municípios de atuação.
O comitê serve como um elo de aproximação entre a cooperativa e os jovens que possuem ligação com a Cotricampo: associados ou filhos de associados, que tenham entre 14 e 34 anos de idade. O objetivo da direção é fortalecer a formação de novas lideranças cooperativistas, trabalhar a sucessão familiar rural compartilhada, desenvolver ações a partir de sugestões do colegiado, além de estimular a renovação no quadro de colaboradores, de conselheiros e diretivo da cooperativa. O trabalho segue diretrizes que foram estabelecidas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e que estão sendo desenvolvidas no Rio Grande do Sul pelo Sistema Ocergs.