Diversas universidades de Porto Alegre e da Região Metropolitana estão oferecendo orientação gratuita para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021. O prazo para que os contribuintes entreguem os informes começou em 1º de março e vai até as 23h59min de 30 de abril.
Em decorrência da pandemia de coronavírus, os atendimentos são realizados de forma virtual pelos estudantes, sob a orientação de professores. Confira, abaixo, o serviço disponibilizado por cada instituição e como participar:
Cesuca
O Centro Universitário Cesuca, instituição de ensino de Cachoeirinha, disponibiliza atendimentos virtuais gratuitos para esclarecer dúvidas dos contribuintes. As orientações são realizadas remotamente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, até 30 de abril. Os interessados devem enviar uma mensagem para guilherme.pressi@cesuca.edu.br.
Estácio
A Estácio oferece consultoria gratuita para tirar dúvidas de contribuintes no momento de fazer a declaração do IRPF. Os atendimentos são realizados virtualmente, pela plataforma Teams, nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30min. O serviço de orientação é feito por alunos do curso de Contabilidade e faz parte das atividades do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da instituição. Interessados podem agendar o atendimento pelo e-mail cleber.jose@estacio.br, diretamente com o professor responsável, Cleber Nascimento.
Faculdade Senac
Com o mesmo objetivo de auxiliar os contribuintes a enviar a declaração, a Faculdade Senac Porto Alegre realizará uma oficina gratuita e online em 24 de março, das 19h às 20h30min. O curso contará com a participação do professor Paulo Wünsch, que abordará tópicos como: informações básicas para declaração, rendimentos tributáveis e isentos, dependentes, obrigatoriedade, declaração completa e abatimentos permitidos.
Para participar da oficina, é preciso ter o programa do IRPF baixado no computador. As vagas são limitadas e, ao final do curso, os participantes poderão solicitar certificado de participação. As inscrições podem ser feitas por meio deste site, e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fspoanucleointeragir@senacrs.com.br.
Fadergs
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Fadergs disponibiliza atendimentos virtuais gratuitos aos sábados, das 9h ao meio-dia, até 24 de abril — último sábado antes do fim do prazo para entrega da declaração. As orientações são realizadas por estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Gestão Financeira, com supervisão dos professores.
Os voluntários que participam dos atendimentos passaram por um curso online preparatório da Receita Federal com o objetivo de tornar a orientação mais eficiente. Solicitações de agendamentos podem ser realizadas pelo WhatsApp (51) 98037-8267 ou pelos e-mails naf.fadergs@gmail.com e coordcontab@fadergs.edu.br.
Feevale
O curso de Ciências Contábeis da Universidade Feevale oferece orientação gratuita aos contribuintes por meio de atendimentos online realizados por alunos, sob a orientação de professores do projeto social Sustentabilidade Econômica e Financeira. O público-alvo do serviço são pessoas que tenham interesse em enviar a declaração simplificada. O agendamento pode ser feito pelo e-mail projetosustentabilidade@feevale.br.
UFSM
A empresa Caduceu Jr., ligada ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realiza atendimentos gratuitos para sanar dúvidas relacionadas ao Imposto de Renda. Já para fazer a declaração, a empresa cobra um valor de R$ 80. Interessados podem entrar em contato pelas redes sociais da empresa (Instagram e Facebook) ou pelo e-mail contato@caduceujr.com.br.
UniRitter
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UniRitter oferece orientações e auxílio gratuito para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Os atendimentos serão realizados nas terças-feiras, de forma remota, das 14h às 17h, até 27 de abril. As orientações são prestadas por alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Gestão Financeira da instituição, com supervisão do professor orientador
Para que o serviço seja prestado de forma eficiente, os estudantes voluntários do projeto passaram por um curso preparatório online da Receita Federal. Solicitações de atendimentos podem ser realizadas pelo WhatsApp (51) 98037-8267 ou pelo e-mail naf@uniritter.edu.br.
Universidade La Salle
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade La Salle disponibiliza auxílio online e gratuito em serviços contábeis e fiscais, como a declaração do Imposto de Renda, para pessoas físicas de baixo poder aquisitivo, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. As orientações são prestadas por estudantes da área de Gestão e Negócios e todos os processos são acompanhados pelos professores orientadores do NAF.
Não é preciso comprovar renda para receber o atendimento, mas, se o voluntário perceber que os valores de renda informados não se enquadram no público-alvo, ele retornará ao contribuinte com esclarecimentos, sugerindo a procura por um serviço profissional de contabilidade. O atendimento online pode ser acessado por meio deste link, e os retornos costumam ocorrer dentro de dois dias úteis.
Ulbra
A Fundação Ulbra oferece, por meio deste site, um espaço gratuito para a comunidade sanar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda. Os atendimentos são realizados de forma online. As demandas podem ser encaminhadas pelo formulário disponível neste link e serão respondidas, via e-mail, em até 48 horas pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Williams Meirelles. O serviço ficará disponível até 30 de abril.
Unisinos
A partir da próxima segunda-feira (22), o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) do curso de Ciências Contábeis da Unisinos estará oferecendo atendimento gratuito aos contribuintes que precisam de ajuda para fazer a declaração do IRPF. As orientações serão realizadas por estudantes, sob orientação dos professores, via plataforma Teams, mediante marcação de horário. O agendamento pode ser feito pelo e-mail nafunisinos@gmail.com.
Para o auxílio ser prestado, o contribuinte deve ter em mãos os seguintes documentos: declaração do ano anterior, RG, CPF, comprovante de residência, dados bancários, informe de rendimentos do seu trabalho e dos bancos, pagamentos efetuados, lista de dependentes com CPF, dados de imóveis, veículos e outros bens adquiridos em 2020.