O corre-corre de usuários no primeiro dia de cadastro do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, tem causado instabilidade em sites e aplicativos de bancos nesta segunda-feira (5). Internet banking e aplicativos têm ficado fora do ar, demorado muito para abrir ou apresentrado indisponibilidade para funções como o pagamento de contas e transferências.
De acordo com o site Downdetector, o Banrisul passou a apresentar problemas às 13h, e às 14h58min reunia 69 reclamações de usuários sem acesso aos sistemas. No Bradesco, o pico de reclamações ocorreu às 14h05min, com 275 relatos de dificuldades de acesso. No Banco do Brasil, foram 25 notificações às 14h, enquanto na Caixa, foram 19.
O banco com maior volume de queixas foi o Itaú, mas concentrados mais cedo, com 1.118 relatos de problemas. Às 15h, o volume de queixas caía para cinco.
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve instabilidade nos aplicativos das instituições financeiras e de pagamentos nesta manhã. "As devidas correções (foram) prontamente realizadas pelas equipes do Banco Central e, a partir das 11h25min, observamos a normalização dos serviços. Os bancos estão monitorando este primeiro dia (de cadastro no PIX) minuto a minuto e em constante contato com as equipes técnicas", informou a Febraban em nota enviada à reportagem.
Conforme o Banco Central (BC), até perto das 12h30min, mais de um milhão de chaves de acesso ao sistema já haviam sido cadastradas no PIX.