A proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo federal — e que está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados — quer fixar em 60 anos a idade mínima para professores se aposentarem. A categoria ganhou regras específicas no projeto, tanto para docentes da rede pública quanto da rede privada.
Hoje, as regras não preveem idade mínima para a aposentadoria da categoria. Para simular quando o professor irá se aposentar, e o percentual aproximado do benefício em relação ao salário, GaúchaZH elaborou uma calculadora.
Simule a aposentadoria dos docentes:
Igual para homens e mulheres
O texto que deverá passar pelo crivo do Congresso Nacional, e ainda poderá ser alterado, também unifica em 30 anos o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria de professores e professoras.
Até o momento, o tempo de contribuição previsto em lei para os docentes é de 25 anos para mulheres e de 30 anos para homens. O secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolin, defende a não diferenciação entre homens e mulheres na proposta atual.
– A aposentadoria tem regras especiais por conta da atividade em si, e não por conta do gênero. Vários países têm regras especiais para professores, o Brasil não é o único, mas é o único que trata professores e professoras de forma diferente – ressaltou o secretário.