A reforma da Previdência foi promulgada nesta terça-feira (12) durante sessão solene do Congresso Nacional. O ato autoriza a publicação no Diário Oficial da União da proposta de emenda à Constituição (PEC) que muda as regras de aposentadoria no país.
A principal novidade da reforma é a idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres poderem solicitar a aposentadoria. Para quem já está no mercado de trabalho, regras de transição foram elaboradas para amenizar o impacto das novas regras.
GaúchaZH elaborou, com a ajuda de especialistas, uma calculadora que simula quando você irá se aposentar com base nas regras até agora. A ferramenta inclui profissionais do setor público federal e privado, incluindo professores, policiais e agentes penitenciários e socioeducativos — Estados e municípios ficaram de fora, mas poderão ser incluídos por meio de proposta paralela.
* Calculadora elaborada com a consultoria do advogado Luiz Felipe Veríssimo, do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), dos advogados Marcelo Pereira Dias da Silva, Everson Camargo, Tiago Kidricki, presidente da Comissão Especial de Seguridade Social da OAB-RS, e das advogadas Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), e Jane Berwanger, conselheira do IBDP.