Quem pagou o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e demais taxas de licenciamento para rodar em 2019 mas ainda não recebeu a documentação pode consultar a situação do envio no próprio site do Detran-RS. Conforme o Departamento de Trânsito, o prazo normal para a chegada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é de cinco dias úteis após o pagamento. No entanto, em época de demanda intensa, em particular durante as antecipações em dezembro e janeiro, a chegada do documento à casa do cidadão pode levar de 15 a 20 dias.
Alguns motoristas têm reclamado da demora no recebimento, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. Conforme o Detran-RS, a entrega é de responsabilidade dos Correios, e o prazo mais longo se deve ao grande volume de documentos repassado.
Além disso, nem sempre o dono do veículo deixa de receber o CRLV por conta de problemas no sistema. Endereço desatualizado, por exemplo, pode fazer com que o documento não seja entregue — neste caso, é preciso ir até um dos Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVAs), com documento de identificação e comprovante de residência, e solicitar a atualização do endereço.
O prazo para circular com a documentação de 2018 varia conforme cada final de placa: finais 1, 2 e 3 têm licenciamento válido até 30 de abril; 4,5 e 6, até 31 de maio; 7 e 8 até 30 de junho e 9 e 0 até 31 de julho. Por isso, é importante atentar aos prazos de licenciamento e se programar para pagar antecipadamente e evitar ficar sem documento válido.
Saiba como consultar a situação do envio do licenciamento
1 - Vá ao site do Detran-RS e clique em "Consulta de Veículo".
2 - Em seguida, terá de clicar em "Acessar Serviço" e preencher os dados do carro: Placa e Renavam. E Então, clicar em "Não Sou um Robô" e em seguida, "Consultar".
3- Irá surgir uma tela com as informações do carro. Se o seu pagamento estiver confirmado, surgirá um sinal verde e a mensagem "Licenciado 2019". Para consultar a situação do envio do licenciamento, clique em "Documento (CRV/CRVL)".
4-Abrirá uma tela com o código de rastreamento dos Correios. Clique no link, e uma tela mostrará qual a situação do transporte de seu documento.
Outra hipótese é de que o motorista tenha perdido a documentação e precise de uma segunda via. Neste caso, será preciso pagar uma guia no valor de R$ 108,36, comparecer a um CRVA e solicitar o envio. O passo a passo está neste link.