Os valores do frete têm espantado os consumidores que resolveram aproveitar a Black Friday para comprar em lojas online. A tentativa de desfrutar das ofertas no ambiente digital para fugir das filas parece ter dado errado para alguns internautas.
Simulações realizadas pela reportagem mostraram que a taxa de entrega é superior ao valor do produto ofertado no e-commerce. Em uma rede de compras online, uma mala de viagem custa R$ 129,90, e o envio da mercadoria, R$ 141,89. Durante nova simulação realizada no mesmo site, o valor do frete cobrado para um roupeiro, para o mesmo endereço, era de R$ 121,90.
As simulações foram realizadas na modalidade de frete mais econômica, por meio da utilização de um CEP de Porto Alegre como referência.
De acordo com o Reclame Aqui, a Black Friday deste ano teve um aumento significativo nas reclamações. Das 12h às 16h, foram registrados no site, em média, 230 reclamações por hora, somando 4.058 queixas.
— Ainda precisamos aguardar o final oficial da Black Friday, mas já podemos dizer que tivemos um aumento nas reclamações em comparação ao ano passado — diz Felipe Paniago, diretor de operações do Reclame Aqui.
Frustrados, nas redes sociais os consumidores se manifestaram, muitos destacando que as lojas baixaram o valor dos produtos, mas que o frete não compensava a compra.