Quase seis meses após o fim do prazo para quitação do IPVA, 331.361 veículos seguem com o imposto atrasado no Rio Grande do Sul. O calendário se encerrou em 23 de abril para todos os veículos e o licenciamento poderia ser pago sem atraso até 31 de julho.
O número representa 9,22% do total de emplacamentos no Estado, que é de 3.594.101 veículos. Os dados são referentes a 1º de outubro.
Com a inadimplência, R$ 131 milhões deixaram de ingressar nos cofres públicos. Segundo a Secretaria da Fazenda, a média histórica de veículos que terminam o ano sem pagar IPVA é de 3% a 4%. O percentual atual é de 4,97%.
Desde o início do mês, a Receita Estadual tem feito blitze com o objetivo de coibir a circulação dos veículos irregulares.
Estão inscritos na dívida 128 mil contribuintes que não pagaram o imposto, com seus nomes incluídos no cadastro de devedores do Serasa. O critério escolhido é o de proprietários de veículos com pendências superiores a R$ 200.
Se o motorista for flagrado circulando sem o documento atualizado, o carro será autuado e guinchado. Para retirar do depósito do Detran, as diárias terão de ser pagas, e as multas e o imposto, quitados.