A conta de luz vai aumentar a partir deste mês. A decisão foi tomada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Isso acontece porque a bandeira tarifária de energia elétrica será amarela. Até outubro, a bandeira era verde, indicando que não havia risco de custos muito elevados no futuro e, por isso, sem cobrança de taxa.
Mas, neste mês, os consumidores pagarão taxa extra de R$ 1,50 para cada 100 kWh consumidos. Como justificativa, estão as condições desfavoráveis de clima, principalmente, a falta de chuvas nas regiões Norte e Nordeste. O resultado foi a necessidade de acionar um número maior de usinas que produzem eletricidade por meio da queima de combustíveis para atender ao consumo no país. E se a situação piorar, a bandeira pode se transformar em vermelha, com custo de até R$ 4,50 por 100 kWh.
Leia mais
Como evitar o peso do ar-condicionado na conta de luz
Conta de luz pode ficar até 5% mais cara em 2017
Consumidor
Desde 2015, as contas de energia passaram a trazer o sistema de Bandeiras Tarifárias. O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha e indicam se a energia custa mais ou menos, pelas condições de geração de eletricidade.
Para a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, o sistema simplesmente joga a culpa da falta de infraestrutura para as costas do consumidor.
– É claro, é preciso adotar uma postura consciente no uso de energia. Evitar o desperdício é um objetivo de todos. Mas sempre fomos contra o sistema de bandeiras porque é repassar para o consumidor um problema de falta de investimento dos governos – afirma a supervisora institucional da Proteste, Sonia Amaro.
Ela afirma que é preciso verificar o consumo da conta de luz com atenção para flagrar alguma distorção de um mês para outro. Se a conta subiu sem explicação, é preciso verificar se há existe alguma fuga de energia por problemas de isolamento de fios e instalações.
– Nesse caso, se desliga todos os aparelhos da casa da tomada, e o medidor de consumo tem de parar. Também é importante sempre desligar os aparelhos no botão Power, não somente no controle remoto – aconselha Sonia.