Comer fora de casa não precisa ser tão caro. Segundo o educador financeiro Cássio Motomura, da Dsop Educação Financeira, o total a se pagar pode ser mais justo se o cliente se preparar.
Leia também:
Como pagar as contas de final de ano e reservar dinheiro para as férias
Black Friday: dicas para encontrar as melhores ofertas e para fazer as compras com segurança
Morador de São Paulo, uma das cidades onde há mais restaurantes no mundo, ele desenvolveu estratégias que valem para todo o país.
– A grande sacada para economizar é planejamento. Vale a pena pesquisar o cardápio dos locais em que se pretende comer, definir antes o que vai se consumir na refeição – aconselha Cássio.
7 Dicas para poupar
1. Pesquise as avaliações mais recentes do lugar e as sugestões de pratos nos sites e nas redes sociais. Pelas fotos, é possível saber se o estabelecimento é simples ou sofisticado e se os pratos são bem servidos. Assim, você já vai sabendo o que vai encontrar e não compra a mais. E há restaurantes que dão desconto em aplicativos que oferecem cupons.
2. Evite ir com excesso de fome ou sede ao estabelecimento, para não sobrecarregar a conta de forma desnecessária e pedir itens demais. Isso também pode evitar o desperdício.
3. Se não houver nada de especial, dispense adicionais como entradas, petiscos e sobremesas. Com certeza, o garçom irá oferecer, e isso pode representar mais de 50% do valor da conta.
4. Pergunte ao garçom para quantas pessoas serve o prato. Geralmente, os considerados individuais servem um casal, e pratos para duas ou três pessoas servem uma família inteira.
5. Confira na conta se constam somente os itens realmente consumidos e peça sempre nota fiscal.
6. Se gostou do estabelecimento, invista em um relacionamento com o restaurante. Com o tempo, essa relação pode lhe render entradas e sobremesas grátis em troca da propaganda que você fará para outras pessoas.
7. A menos que você seja um visitante frequente, dispense programas de fidelidade. Oferecer uma entrada ou uma sobremesa grátis em 30 dias pode ser uma armadilha para fazer você gastar mais.