No inverno, é comum se descuidar com o tempo do banho ou com o uso excessivo de aquecedores. Por isso, é preciso atenção para não cair numa fria e ficar com a conta de luz nas alturas. Confira dicas para reduzir seu gasto de energia sem perder o conforto de um lar aquecido e um banho quentinho.
Estude para concursos com a ajuda de aplicativos
Como economizar o volume de água na descarga
Banho mais eficiente
Utilizado em potência máxima, o chuveiro é um dos vilões do consumo de energia. E o banho muito quente é prejudicial não apenas para o bolso: a água "fervendo" também prejudica a pele. Como é difícil sequer cogitar usar o chuveiro elétrico na posição "verão" agora, o ideal, então, é reduzir o tempo no banho. O ideal seriam cinco minutos de banho, mas tente não passar de 10.
Aquecedor, sim, mas sem excessos
Os aquecedores de ambiente, especialmente os elétricos e a óleo, estão entre os maiores consumidores de energia elétrica nesta estação. Portanto, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos – não mais que uma hora – e utilize-o apenas quando estiver no ambiente. Tente, ainda, deixar o ar circular no ambiente, ainda que seja por uma pequena fresta na janela.
Nada de lavar roupa todo dia
Usar menos aparelhos como máquina de lavar, ferro de passar e secador é outra dica de economia. Na hora de lavar, a orientação é utilizar toda a capacidades da máquina. Secar no aparelho, só se for muito necessário. Ferro de passar e secador de cabelo também consomem bastante energia, ainda que não tanto quanto os aquecedores, e o recomendado é usá-los com mais controle.